Águia Serrana – a segunda maior ave de rapina da Bacia do Piracicaba

    Texto e Fotos: João Sérgio

Nessa edição da Voz do Rio estrearemos escrevendo sobre minha família favorita, as aves de rapina. Para tanto escolhi uma das duas maiores águias que ainda podem ser encontradas na bacia do Rio Piracicaba, a imponente águia-serrana (Geranoaetus melanoleucus), também conhecida como águia-chilena e gavião-pé-de-serra.

Com quase dois metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra) e 70 cm de comprimento (da ponta do bico à ponta da cauda), a águia-serrana é a terceira maior do Brasil, ficando atrás somente da harpia e da águia-cinzenta.

Como seu nome popular diz, é uma águia que ocorre em regiões montanhosas. Faz seus ninhos em penhascos inacessíveis e ataca qualquer ser vivo que ouse se aproximar. As águias são mães muito zelosas…

A águia-serrana caça pequenos animais, como mocós, saguis, cobras e lagartos, voando a cerca de 50 metros do solo, precipitando-se sobre a presa com incrível velocidade.

Caça também aves. Há relatos de águias-serranas caçando andorinhões adultos em pleno voo! Na internet podemos encontrar um fantástico flagrante, capturado pela TV Globo Minas, de uma águia-serrana tentando predar um filhotão de seriema, na serra da Canastra.

Assim como algumas outras espécies de águias, também se alimenta de animais mortos (carniça).

Já tive o grande prazer de encontrar essa águia na nossa região por duas vezes: no Morro Agudo, Rio Piracicaba e na Serra do Seara, ponto geográfico limítrofe de Rio Piracicaba e João Monlevade. Há registros também para Itabira, Santa Bárbara e Catas Altas.

Por ignorância, algumas pessoas matam covardemente as aves de rapina, alegando que elas atacam criações. Digo ignorância porque para cada pintinho ou algo do tipo que possam eventualmente capturar, uma ave de rapina extermina centenas de insetos, roedores e cobras (esses sim, seu costumeiro alimento), tendo relevante atuação no equilíbrio ambiental, evitando proliferação de diversas pragas. Ou seja, sempre é um bom negócio ter uma ave de rapina por perto.

 

É isso caros amigos leitores, vale a pena ficar de olho nos céus, pois com um pouco de sorte poderão encontrar uma magnífica águia-serrana planando com suas grandes asas sobre alguma serra que a mineração ainda não detonou.

Dindão Dindão

Dindão

Related post