Tico-tico, o mais popular do Brasil

Texto e fotos: João Sérgio

 

Hoje vamos falar de um dos pássaros mais populares do Brasil, o tico-tico (Zonotrichia capensis).

Sua popularidade vem de sua fácil presença e de seu canto melodioso. Ele é encontrado tanto em paisagens naturais quanto urbanas de praticamente todo Brasil (com exceção das imensas áreas de mata fechada da Amazônia).

O Tico-tico possui também canto noturno e canto de susto: ao cair a noite emite um canto diferente, forte, caracterizado por prolongamento e acentuação das últimas notas, como: “hü, djü, djü ziü-ziü-ziü”.

O canto noturno causa impressão tão diferente do canto diurno que o leigo no assunto pode tomá-lo por vocalização de outra espécie de pássaro. O canto noturno pode ocorrer de dia em situação de extremo susto, sendo produzido uma vez só, com todo o vigor. Pode ocorrer também quando a ave é atingida por iluminação artificial (foco de lanterna, iluminação de lâmpadas, etc).

Nosso povo acredita e brinca que, quando o tico-tico canta na manhã, ele estaria dizendo: “Bom dia, seu Chico”.

Certa vez registrei na serra fluminense um indivíduo leucístico de tico-tico. O leucismo é uma mutação genética que confere cor branca a animais geralmente escuros.

Na bacia do Piracicaba sua presença era até algum tempo abundante e marcante, mas nos dias atuais, em algumas cidades da bacia ele tem sido pouco encontrado.

 

Apesar de ser uma ave extremamente comum, tem se notado que em certos lugares o tico-tico tem ficado mais raro, às vezes até sumindo de certas áreas. A explicação mais provável para essas extinções locais seria por causa do parasitismo do godelo, aquele passarinho que coloca o ovo no ninho dos outros. O tico-tico é um dos seus alvos favoritos, seu ninho é facilmente encontrado pelo parasita. Contaremos mais detalhes sobre o godelo (também conhecido como vira-bosta) futuramente.

Dindão

Related post