Papagaio-de-peito-roxo: ameaçado de extinção

Inaugurando a coluna “Aves do Piracicaba” vamos falar de uma das espécies mais ameaçadas de extinção que ocorre na bacia do Rio Piracicaba, o papagaio-de-peito-roxo.

O papagaio-de-peito-roxo está na categoria “em perigo” de extinção, sendo uma das espécies mais ameaçadas que podemos encontrar na nossa região. As causas de seu desaparecimento são mais uma vez a caça e a destruição do seu habitat. Praticamente é a única espécie de papagaio que ocorre na bacia do Rio Piracicaba, pois só temos o papagaio-moleiro que na nossa região se restringe ao interior das grandes florestas do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria.

De acordo com o WikiAves, um dos dois maiores sites sobre aves do mundo e que funciona no sistema de ciência colaborativa (o cidadão se cadastra e publica seus registros), o papagaio-de-peito-roxo foi registrado pela primeira vez na bacia do Rio Piracicaba em 2011, no município de Marliéria. No ano seguinte foi registrado em Rio Piracicaba por este que vos escreve, e no ano de 2014, em Ipatinga.

Outro dado preocupante que extraímos do WikiAves é que não temos nenhum registro dessa espécie em todo o estado do Rio de Janeiro.

Relevante mencionar que o papagaio-de-peito-roxo ocorre na Mata Atlântica do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul e em algumas áreas do Paraguai e da Argentina. Estima-se que a população dessa espécie gire em torno de 4 mil indivíduos.

 

Portanto caros amigos leitores, se você tiver o privilégio de encontrar algum papagaio livre em nossa região, lembre-se de que se trata de uma raridade, de uma espécie que se for extinta na bacia do Rio Piracicaba certamente perderemos uma parte de nossa identidade natural, ficaremos sem representantes desse tipo de ave que tão bem nos representa mundo afora. Afinal, quem não conhece o Zé Carioca?

Dindão

Related post