28º Dia Internacional de Ação pelos Rios: Rio Piracicaba é a única cidade do Brasil a participar

Desde o fornecimento de água doce e apoio à biodiversidade até a regulação do clima e a manutenção das tradições culturais, rios saudáveis e de fluxo livre sempre foram essenciais para as pessoas e o planeta. Mas os rios em todo o mundo estão em risco – cada vez mais fragmentados, poluídos e prejudicados pelas mudanças climáticas e projetos de desenvolvimento irresponsáveis. Quando os rios estão em risco, o mesmo acontece com o nosso futuro coletivo.
Rios saudáveis e acesso à água potável são direitos humanos fundamentais que nos conectam a todos. O Dia Internacional de Ação pelos Rios é um momento de união em solidariedade aos rios e às comunidades que os protegem e defendem.
Ação Global
Manifestações acontecem em todo mundo, entretanto, no Brasil, apesar de ser um dos países que mais sofre com os impactos do aquecimento global e que mais tem tido seus rios impactados por ações antrópicas, apenas uma cidade em Minas Gerais aderiu ao movimento, Rio Piracicaba.
Por ter um prefeito que é engenheiro ambiental, Augusto Henrique, o mesmo vem abraçando as causas e atuando firmemente em defesa de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, estará promovendo uma descida no rio que empresta seu nome à cidade – Rio Piracicaba, tendo como ponto de partida a comunidade do “Fundão” com chegada à Rua Beira Rio onde acontece mobilização social em defesa das águas.
O evento tem o apoio do Instituto Águas para os Rios (IAPORI) e Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e grupo de caiaqueiros da cidade.
Mensagem da “International Rivers”
Ao agir em nome dos rios, afirmamos que temos o poder de proteger os rios e garantir que as comunidades tenham acesso a água limpa e de fluxo livre e o direito de participar das decisões que afetam diretamente os rios e, em última análise, suas vidas.
O tema do Dia Internacional de Ação pelos Rios deste ano é “Nossos Rios, nosso Futuro”.
Juntos, destacaremos o papel dos rios para apoiar a saúde do nosso planeta e toda a vida na Terra. Nós nos unimos a comunidades em todo o mundo que defendem rios de fluxo livre, protegem os direitos à água e defendem vozes locais na gestão de rios.
Quer as comunidades estejam trabalhando para remover barragens, se oponham à privatização da água ou tenham uma palavra a dizer no desenvolvimento ribeirinho, nós nos levantamos juntos – porque o futuro de cada rio molda o futuro do nosso planeta.
As civilizações crescem em torno dos rios; eles são centrais para nossas vidas e para a sobrevivência da vida na Terra. Mas, apesar de sua importância, os ecossistemas de água doce são os mais ameaçados do mundo. As espécies de água doce tiveram um declínio de 83% desde 1970 – o dobro da taxa experimentada em ambientes terrestres ou marinhos. Eles precisam da nossa ajuda. Fale, defenda, proteja, restaure e seja um guardião do rio.