Tiê-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- Dindão
- 19/12/2024
- 0
- 5436
- 5 minutos
Tiê-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica
O extraordinário tiê-sangue (Ramphocelus bresilia), também conhecido por sangue-de-boi e tiê-fogo, é uma das espécies mais belas de nossa avifauna e sua área de ocorrência abrange grande parte da Mata Atlântica brasileira. Não à toa foi escolhido como ave símbolo desse bioma.
O macho é de um vermelho transcendental, com realce de um branco puro na base da mandíbula inferior, características que facilitam sua identificação em campo.
A fêmea já possui uma plumagem discreta, o que é de praxe entre as aves, afinal elas não podem chamar atenção durante a incubação e cuidados com os indefesos filhotes.
Reproduzem-se durante a primavera e verão.
Para atrair a fêmea, o macho costuma levantar a cabeça verticalmente, exibindo a supramencionada base alva da mandíbula.
Na região, conforme nos reportou o grande observador de aves de São Gonçalo do Rio Abaixo, Weslley Lima, o tiê-sangue utiliza pomares para nidificar.
Apesar de ser encontrado com relativa facilidade em algumas áreas de sua distribuição, na bacia do Rio Piracicaba é bastante raro.
Qual foi minha surpresa em encontrá-lo, por acaso, quando descansava numa rede no sítio da família em Rio Piracicaba!!!
Nunca havia encontrado esse bicho incrível nas minhas muitas andanças pela região e sonhava com esse momento!
Essa imprevisibilidade é uma das coisas mais legais da atividade de observação de aves.
No Wikiaves, site (plataforma de ciência-cidadã) mais acessado do mundo na área de ornitologia, com mais de 50 mil observadores e 5 milhões e meio de registros, contamos com pouquíssimos registros do tiê-sangue na nossa bacia, assim distribuídos: Catas Altas (3 registros), Itabira (3), Mariana (4), Marliéria (2), Ouro Preto (3), Santa Bárbara (7), Santana do Paraíso (1), São Gonçalo do Rio Abaixo (2).
E o mais recente agora, os primeiros para Rio Piracicaba, e de um casal ainda!
Ao que tudo indica, estão nidificando no sítio. Uma esperança para que sua extraordinária beleza possa se expandir, contagiando e encantando mais pessoas, ajudando a despertar a consciência ambiental, tão necessária e urgente.
Nota do editor (foto da capa)
“Como um Papai Noel das Aves, o Tiê-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica, vem nos blindar com sua beleza rara, fechando o ano de 2024 do Tribuna do Piracicaba “A Voz do Rio” e da coluna Aves do Piracicaba, assinada pelo primo, amigo e colaborador, João Sérgio.
Nessa linda foto que estampa a capa do periódico, essa fantástica ave, com uma postura voltada aos céus, parece suplicar pela preservação de seu habitat. Nós damos voz aos rios, às aves e à vida”.