Parque do Areão ganhará instituto federal de educação
Vereadores aprovaram projeto para viabilizar o empreendimento do Instituto Tecnológico, que terá R$ 25 milhões de investimentos do governo federal, através do Ministério da Educação.
O Parque do Areão “Leonardo Diniz Dias” foi definido para acolher a unidade de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em João Monlevade.
Vereadores aprovaram no dia 25 de setembro, por unanimidade, o projeto que viabilizará a implantação da unidade de ensino no Parque do Areão, transformando o lugar em um centro federal de educação.
O parque, que desde o início do novo projeto de revitalização tinha como um dos objetivos ser transformado em um espaço de irradiação de conhecimento e educação, foi premiado com essa iniciativa que receberá investimentos superiores a R$ 25 milhões.
Espaço cedido
Para receber esse investimento, o Parque do Areão, que conta com mais de 270 mil metros quadrados de área, irá disponibilizar ao instituto federal um espaço de pouco mais de 25 mil metros quadrados.
Esse espaço doado foi uma contrapartida da prefeitura, que além de economizar com desapropriação, ainda economizará numa área que requeria muitos investimentos.
A prefeitura chegou a apresentar algumas opções, como a Escola Estadual Santana e uma área acima do Centro social Urbano, mas ambas eram de propriedade do governo do estado e no caso do Santana, a área não atendia ao tamanho mínimo exigido.
TAC e Plano de Manejo
O espaço escolhido no Parque do Areão era utilizado para eventos em passado recente e que após um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público, ficou impedido de receber essas atividades.
Sobre os projetos antes planejados para o local, serão transferidos para o platô acima.
Cidade polo de educação
Para o prefeito Dr Laércio Ribeiro o IFMG junto ao Parque do Areão só vem a somar ao projeto original, que era colocar a educação como carro chefe das atividades: “O parque é muito grande e demanda de muitos investimentos, não apenas para infraestrutura, mas também para manutenção. Com o IFMG, além de ocuparmos parte do parque com educação de qualidade, teremos um parceiro federal para nos ajudar na manutenção do espaço, além disso, estamos transformando João Monlevade em um polo educacional que agora passará a contar com quatro unidades de educação a nível superior, sendo duas federal, uma estadual além da Rede Doctum e vários centros EAD, fato que engrandece ainda mais nossa cidade”, comentou o prefeito parabenizando a parceria sempre propositiva dos vereadores em prol do município.
IFMG
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 18 cidades.
Todos os cursos do IFMG são gratuitos. Para ingressar em algum curso técnico ou superior do Instituto existem duas possibilidades: por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por meio dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano.
Para os cursos Técnicos, o IFMG possui as seguintes formas de oferta:
Subsequente: destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica. Entre os cursos técnicos subsequentes o Instituto possui as modalidades presencial e a distância;
Integrado: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG, além da formação técnica, a formação no Ensino Médio;
Concomitante: destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental. O estudante recebe do IFMG apenas a formação técnica e cursa o Ensino Médio concomitantemente em outra escola.
O IFMG também oferece, em algumas unidades, cursos de pós-graduação e cursos rápidos, de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.