IGAM intervém para garantir vazão mínima no Rio Santa Bárbara
Risco de desabastecimento foi levado ao CBH Piracicaba e comunicado ao órgão estadual
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) suspendeu parcialmente a outorga da hidrelétrica de São Gonçalo do Rio Abaixo devido a uma posição retenção de água praticada pela usina e que causava uma baixa vazão do Rio Santa Bárbara prejudicando o abastecimento na cidade de João Monlevade.
Com a vazão abaixo do limite permitido na outorga e pela legislação o Departamento de Água e Esgoto de João Monlevade (DAE-JM) não conseguia atender a demanda da cidade.
O fato, levantado pelo DAE, foi levado à plenária do CBH Piracicaba (Comitê de Bacia Hidrográfica) que orientou o diretor do departamento a seguir protocolos para o caso específico.
Na oportunidade o diretor do DAE, José Afonso Martins explicitou o problema e posteriormente solicitou formalmente a intervenção do Igam que prontamente acionou as medidas legais.
A medida, conforme o DAE, contribuiu para garantir a manutenção de uma vazão mínima de 9,7 metros cúbicos por hora no Rio Santa Bárbara, assegurando o abastecimento de água à população de Monlevade.
Efeito sanfona
Segundo o DAE, o nível do rio vinha sofrendo oscilações diárias desde o mês de agosto, dificultando a operação das bombas de captação e prejudicando a capacidade de produção de água tratada para atender aos monlevadenses.
Essa oscilação causava um efeito sanfona no rio com níveis variando ao longo de 24 horas o que, além de causar a redução da vazão, interfere também na qualidade da água, pois no sabe e desce o leito do rio acaba sendo revolvido e colocando resíduos que se encontravam inertes no fundo do rio em suspensão.
Ainda para reduzir os impactos dessa situação, o DAE implementou alguns equipamentos de segurança para conter resíduos e impedir que estes causem entupimentos e danos às bombas, como eco barreiras e grade de proteção ao sistema de sucção.
Melhorais
Inúmeras ações de melhorias vêm sendo implementadas em todo sistema de de água da cidade, fato que tem evitado um grave desabastecimento diante a crise hídrica que assola o país, o estado e a região.
Ao todo mais de R$42 milhões foram e ou estão sendo aplicados em obras e projetos para garantir um futuro para o abastecimento da cidade.
Dentre esses investimentos destaca-se:
Recursos do CBH Piracicaba e CBH Doce
Elaboração de Projeto de Combate a Perdas e aquisição de válvulas; Elaboração de Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário Regional Leste; Elaboração de Projeto de sistema de Abastecimento JM- Nova ETA; Elaboração de Projeto e obra de Modernização da Estação Elevatória de Abastecimento – Pacas- Rio Santa Bárbara; Elaboração de Projeto de Sistema e Esgotamento Sanitário – Boa Vista (Córrego dos Coelhos); Obra de Melhora no Sistema de Abastecimento de Água; Execução de Interceptores de Esgoto- Subsistema Cruzeiro Celeste – 2ª Etapa.
Recursos do BDMG
Construção de Reservatórios, elevatória e rede adutora.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.