CBH Doce: Sociedade Civil participa de encontro na busca de governança para o segmento
Foi realizado em Governador Valadares, dos dias 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos e buscar governança para o segmento em prol dos recursos hídricos.
Realizado no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, o encontro contou com mais de 40 participantes durante três dias de programação diversa, possibilitando uma integração entre os conselheiros em imersão no local.
Durante todos os dias de encontro aconteceram debates, palestras e foram tomadas importantes decisões visando o fortalecimento de vínculos e melhor organização do segmento, no sentido de atuar de maneira organizada e unificada para solução dos problemas comuns à rotina de seus respectivos Comitês.
A extensa programação contou com uma palestra do Sebrae com o tema “A importância da Governança”, fato que engrandeceu o evento e ofereceu uma perspectiva de atuação organizada para o segmento dentro dos comitês.
A participação do Sebrae aconteceu graças à colaboração do Gerente Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes que através do escritório de Governador Valadares ofereceu o consultor palestrante.
O encontro proporcionou também a possibilidade de nivelamento de conhecimento sobre o sistema, quando servidores da Agedoce promoveram uma apresentação do PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos), PAP (Plano de Aplicação Plurianual) e o MOP (Manual Operativo), instrumentos que fazem parte da gestão dos recursos hídricos.
Realizado anualmente, abordando sempre diferentes temáticas e proporcionando a participação de múltiplos atores da sociedade civil que trabalham pela boa gestão dos recursos hídricos, o evento também busca fortalecer o segmento dentro dos comitês que compõe o CBH Doce.
Nádia Rocha, secretária adjunta do CBH Doce, contribuiu ao relatar sobre as expectativas da Sociedade Civil para a próxima edição, prevista para setembro de 2025. “No próximo encontro vamos duplicar nossa discussão técnica e ampliar a participação”, ressaltou.
Do mesmo modo, Senisi Rocha, vice-presidente do CBH Doce, representando o Instituto Soledade, avaliou o encontro realizado no Pico do Ibituruna. “A nossa avaliação é extremamente positiva, nossos propósitos foram atingidos, tratamos de temas relevantes, um encontro com cunho de capacitação e fortalecimento de vínculos”, disse.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.