Surucuá-de-barriga-amarela, o capitão do mato

 Surucuá-de-barriga-amarela, o capitão do mato

 Ave fantástica, de beleza e comportamento que encanta a todos observadores, o surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis), também conhecido como capitão-do-mato, como o próprio nome diz, é bicho de mato e só pode ser encontrado na nossa bacia graças ao serviço ecológico que o aniversariante comemorado nessa edição especial nos proporciona. 

Os números comprovam, no Wikiaves temos quatro registros em Ipatinga, todos no mesmo dia (ao que tudo indica, as fotos são de um mesmo indivíduo), numa área vizinha ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Timóteo conta com seis registros, em área contígua ao Parque, e Marliéria, o município que abriga a maior parte do Parque, conta com mais de duzentos! Ou seja, se não fosse a preservação proporcionada pelo PERD, muito provavelmente o capitão-do-mato não mais existiria na nossa bacia. E, claro, não somente ele, em edições anteriores já falamos de outras espécies raríssimas que o PERD abriga, como verdadeira “arca de Noé” que é.

Sem sombra de dúvidas, o Parque Estadual do Rio Doce é o maior tesouro biológico de nossa bacia e um dos maiores do mundo, não à toa recebeu um título de reconhecimento internacional por suas áreas úmidas: sítio Ramsar.

Parabéns, PERD!!! E a todos servidores que dedicam suas vidas para a manutenção dessa nossa riqueza incalculável, gratidão!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dindão

Related post