O belíssimo frango-d’água-azul

 O belíssimo frango-d’água-azul

O frango-d’água-azul (Porphyrio martinicus) é um dos mais belos representantes da grande família dos ralídeos, que engloba saracuras, sanãs, carquejas etc.

Essa família é famosa por agrupar algumas das espécies mais difíceis de se observar, como a saracura-lisa (a estrela da edição 305 do jornal) e o pinto-d’água-carijó, que considero a espécie brasileira mais difícil de se observar/fotografar, tanto que desconheço uma foto dessa espécie em seu habitat.

Já o frango-d’água-azul possui ampla distribuição no Brasil e fotografá-lo é bem mais tranquilo.

Tem preferência por áreas pantanosas, mas evita águas abertas. Costuma ser bastante comum em campos de arroz. Encontrei centenas deles numa expedição que fiz recentemente aos campos de arroz maranhenses, onde infelizmente ele é caçado.

Bom Jesus do Amparo, Ipatinga, Marliéria, Nova Era, Ouro Preto, Santa Bárbara, Santana do Paraíso e São Gonçalo do Rio Abaixo são as cidades de nossa bacia que cidadãos-cientistas já o fotografaram. Tais registros fazem parte do maior banco de dados de aves do nosso país e podem ser consultados no site Wikiaves.

Sua alimentação é onívora, com predomínio de vegetais. Já registrei indivíduos se alimentando de uma flor e de um pequeno anfíbio.

Esse belíssimo ralídeo é migratório, inclusive já o encontraram em alto-mar, a mais de 100 km da costa, provavelmente num erro de alguma rota migratória.

Se sua cidade não foi mencionada aqui e caso encontre o frango-d’água-azul nela, não deixe de fotografá-lo, pode ser com o celular mesmo, e poste seu registro no Wikiaves. É gratuito e você ainda colabora com a ornitologia, tornando-se um cidadão-cientista!

 Errata: faltou mencionar na edição de número 305, abril 2024, que a saracura-lisa já foi registrada em Bom Jesus do Amparo, inclusive é o único registro fotográfico dessa arisca espécie feito na bacia. O mesmo observador que conseguiu essa proeza, o Weslley Lima, registrou recentemente a vocalização de outra saracura-lisa em São Gonçalo do Rio Abaixo, aumentando o conhecimento de sua distribuição na bacia. Parabéns e obrigado pela grande colaboração ao conhecimento das aves de nossa bacia, Weslley.

Dindão Dindão

Dindão

Related post