Dia Mundial do Meio Ambiente – Presente da Vale: Projeto Apolo coloca em risco mais de 5 milhões de pessoas

 Dia Mundial do Meio Ambiente – Presente da Vale: Projeto Apolo coloca em risco mais de 5 milhões de pessoas

Em tempos de mudanças climáticas, a Vale (sempre ela) quer implantar mais um megaempreendimento em Minas Gerais. O projeto da vez chama-se Apolo, que avança sem dó em direção ao Parque Nacional da Serra do Gandarela, criado em 2014 após grande mobilização para proteger essa que é considerada uma caixa d´água para as duas regiões metropolitanas de Minas Gerais – a de Belo Horizonte e a do Vale do Aço.

A serra representa uma das maiores riquezas ambientais, especialmente hídricas, do país e é a última área intocada pela mineração no Quadrilátero Aquífero-Ferrífero, em Minas Gerais — maior polo de produção de minério de ferro do país.

O projeto Apolo, segundo ambientalistas, poderá acabar com a Serra do Gandarela e destruir o último aquífero intacto do quadrilátero, trazendo prejuízos para todo o estado em benefício da empresa.

Serra do Gandarela

A Serra do Gandarela é uma das mais importantes reservas ambientais de Minas Gerais.

Formada por um conjunto de montanhas localizadas a cerca de 40 km de Belo Horizonte, circunda oito municípios da região metropolitana e sozinha, fornece cerca de 40% de toda a água consumida na capita e ainda responsável por grande percentual da vazão da Bacia do Rio Piracicaba.

Recentemente inúmeros cursos d´água da região foram classificadas como especiais no novo enquadramento da Bacia do Piracicaba.

São mais de mil nascentes e vegetação exuberante que servem de abrigo a diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios.

Ao longo dos últimos 300 anos, a Serra do Gandarela vem resistindo à ação das mineradoras.

O Projeto Apolo prevê a construção de uma mina com cava de mais de 12 km quadrados e o rebaixamento do lençol freático em mais de 250 metros. Ele contará com um ramal ferroviário de 9 km, duas pilhas gigantescas (com 230 milhões de m³, altura de 250 metros e 294 metros e área de 53 e 215 hectares), usinas de beneficiamento, entre outras estruturas.

Para especialistas o discurso não convence

Para inúmeros cientistas, entre estes, biólogos, geólogos, botânicos, zoólogos entre outros o que a empresa chama de novo projeto foi apenas uma forma de dar prosseguimento com sua “sede” por minério em detrimento da sobrevivência de milhões de pessoas que dependem da água produzida na região da Serra do Gandarela, não importando se reduziu a área a ser minerada e ou o consumo de água para as operações, sendo que o que se tem que considerar é o impacto de qualquer intervenção na região, que precisa ser protegida a qualquer custo.

“Fábrica” de água

Com áreas conservadas de Cerrado e Mata Atlântica, 270 cavernas localizadas, mais de 300 espécies identificadas entre onças parda e pintada, lobo-guará, veado campeiro e anta, a serra do Gandarela abriga ainda um dos sistemas mais ameaçados do país: a canga.

Essa formação é como uma crosta ferruginosa que fica por cima do solo, resistente à erosão e porosa – permite que a água da chuva infiltre e forme grandes aquíferos. Ela é encontrada em poucos lugares do país e corre o risco de sumir por, numa triste coincidência, ocorrer em zonas de interesse da mineração.

“Daqui saem as águas que abastecem duas bacias hidrográficas importantes para o país, a Bacia do Rio Doce e a Bacia do Rio São Francisco, ambas já bem impactadas por rejeitos da mineração”, informa o geólogo Paulo Rodrigues.

É do Rio das Velhas, afluente do São Francisco, que vem a água que abastece 70% da população de Belo Horizonte, além de outras cidades da região metropolitana. Esse rio será impactado com o projeto Apolo.

Além da ameaça à região Metropolitana de Belo Horizonte, a Metropolitana do Vale do Aço e a Bacia do Rio Piracicaba serão também impactadas imediatamente tão logo se inicie as intervenções na região pleiteada.

Segundo especialistas, essa região sofrerá com redução considerável do volume das águas que formam os mananciais que abastecem cerca de um milhão de pessoas.

Dindão

Related post