O conhecido gavião-pega-pinto

 O conhecido gavião-pega-pinto

“Gavião que pega o pinto, pega o galo eu quero ver”.

Lembro-me desses versos cantados em alguma das muitas roças que frequentei quando criança.

Talvez o gavião-pega-pinto ou gavião-carijó (Rupornis magnirostris) seja o gavião mais conhecido do Brasil.

Muito comum em todo país, pode ser encontrado em todos os municípios da bacia, principalmente em postes e árvores na beira de estradas. Seu nome em inglês, Roadside Hawk, vem daí.

Fato é que o gavião-carijó é um formidável predador, controlando várias “pragas” conhecidas do homem do campo, de insetos a roedores.

Se eventualmente caça um pinto aqui ou outro acolá, não é nada perto das centenas de gafanhotos e ratos que extermina ao longo de sua vida. Aliás, todos predadores exercem uma grande função no equilíbrio ecológico do meio ambiente, até mesmo o gavião que pega o galo. Isso mesmo, temos gaviões que podem caçar galos e até animais muito maiores, como o gavião-real, que de fato não é um gavião, mas uma águia, a mais poderosa do mundo (falamos sobre essa questão de nomenclatura popular nas últimas edições). Inclusive, tal extraordinária ave de rapina já ocorreu na bacia do Piracicaba! Na década de 70 ainda era encontrada nas extensas florestas do Parque Estadual do Rio Doce.

 

Quando estiver viajando, ou passando por alguma estrada rural, repare nos postes ou árvores à beira da estrada. Certamente encontrará algum gavião-carijó esperando algum pequeno animal desavisado passar.

Dindão

Related post