Investimentos no Parque do Areão continuam

 Investimentos no Parque do Areão continuam

Criação de Fundação para gerir parque tramita na Câmara

Após mais de 10 anos de abandono – a última intervenção foi no governo Prandini – a administração atual vem investindo na recuperação e revitalização do Parque do Areão, um sonho do visionário ex-prefeito Leonardo Diniz.

A ação do governo municipal tem recebido apoio total dos monlevadenses que em pesquisas realizadas no município, apontam essa direção.

Em consulta pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2023, realizada de 3 a 18 de maio, cerca de 30% da população que se manifestou apontou como prioridade investimentos no Areão.

Já pesquisa de opinião pública aplicada na cidade, revela que a carência da cidade em lazer supera os 68%.

Fundação Parque do Areão

Para administrar toda essa estrutura que está sendo criada e objetivando criar uma forma de gestão independente para o parque, o executivo enviou projeto à Câmara Municipal para criação de uma fundação.

A ideia é criar uma estrutura administrativa que gere segurança para o local e o investimento feito, evitando que situações de abandono voltem a acontecer.

O projeto já foi aprovado pelas comissões pertinentes e se encontra pronto para apreciação do plenário.

 Investimentos

Além da limpeza total da área, da reforma completa e revitalização do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (Numear), produção do Plano de Manejo com a participação efetiva da comunidade monlevadense através de audiências públicas e conclusão das obras de revitalização do escadão já foi dado ordem de serviço para o cercamento do parque e a construção de três portarias.

Para os moradores do entorno, uma das intervenções mais importantes, vital para a reestruturação, segurança e manutenção do parque é o seu cercamento.

O cercamento, além dos benefícios descritos protege o local de invasões da área, com construções irregulares, como já ocorrido, além de delimitar o espaço – afinal, o primeiro passo que alguém, ao adquirir um terreno, após regulamentação da documentação, é o seu cercamento.

A obra, que conta com um padrão de qualidade para que tenha longevidade, irá compor todo complexo e irá contornar as praças mirantes do bairro Satélite, deixando estas abertas à comunidade. Essas praças receberão intervenções contando com a participação de toda comunidade do entorno, legítimas donas do espaço, que inclusive vem ao longo dos anos cuidando delas.

Confira a situação dos projetos: 

Equipamentos implantados

Iluminação de led com cabeamento subterrâneo; Câmeras de vigilância; Numear – Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão; TEVAP para tratamento do esgoto do Numear e revitalização do escadão.

Equipamentos em implantação

Construção de portarias (3) e cercamento de toda área.

Equipamentos projetados e planilhados

Pump Track (faltando adaptação a nova área); Revitalização dos banheiros; Revitalização do Espelho D´água; Construção de estacionamento interno; Mirante;

Praça / Jardim / Fontes / Mirantes / Quiosques / Pista de Caminhada / Concha Acústica no platô.

Equipamentos sendo projetados

Novo Espelho D´Água em frente o Numear; Sede da Secretaria de Meio Ambiente; Recuperação da Bacia Quatro e Sistema de Irrigação nas áreas de recuperação.

Equipamentos idealizados

 

Praça Bosque, estacionamento, Pet Parck, Rua Antônio Loureiro Sobrinho, no Lucilia – fazendo a frente do parque; Escola de Permacultura e Agroecologia – que engloba todo um projeto de educação ambiental; Mandala de PANCs; Produção de fertilizantes e adubo orgânico com implantação de uma fazenda de compostagem; Sistema para geração de energia renovável (eólica e solar); Produção de mudas diversas; Banco de Sementes; Trilhas interpretativas; Quadras diversas (futsal, peteca, vôlei, quadras de areia, bocha e malha, beach tennis; academias; Vias de escalada nas rochas do local que são um verdadeiro campo escola; Circuito de arvorismo; Slackline; Bike Parque; Parque infantil; Pistas de caminhadas; Trilhas para bike e caminhada; Quiosques – distribuídos em toda o espaço – onde as famílias possam, nos fins de semana ter um local para se reunir ao ar livre, em meio a natureza e com várias opções de lazer para todos; Mirantes diversos por todo o parque; Jardim japonês; Torre wifi para fornecer internet a todos que estiverem no parque e distribuir câmeras de segurança por toda área.

Dindão

Related post