Dia da Terra: três grandes cidades que utilizam tecnologia SAS em prol da sustentabilidade
Dados e IA desempenham papel crucial em Istambul, Jacarta e Los Angeles
São Paulo, 22 de abril de 2024 – O Dia da Terra, celebrado hoje, 22 de abril, foi estabelecido pela ONU para destacar a importância da preservação ambiental. Nesta data, o SAS reforça que dados e IA continuam desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da resiliência climática, garantindo um planeta mais sustentável. Três grandes cidades do mundo mostram como é possível proteger o meio ambiente e os cidadãos com tecnologia SAS, confira a lista:
Enfrentando o trânsito em Istambul
Em Istambul, centro econômico da Turquia com cerca de 16 milhões de pessoas, o rápido crescimento tem sobrecarregado a rede de transporte da cidade, composta por estradas, pontes e sistemas ferroviários e de bonde. A Prefeitura Metropolitana de Istambul recorreu ao SAS para criar um melhor sistema de monitoramento e resposta ao transporte alimentado por IA. Agora, os engenheiros e planejadores de Istambul podem entender, prever e gerenciar melhor os desafios de tráfego da cidade, otimizando rotas de ônibus, antecipando pontos críticos e controlando sinais digitais. Isso ajuda a reduzir o congestionamento, diminuir os níveis de poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Prevendo enchentes em Jacarta
As mudanças climáticas têm levado a eventos climáticos mais extremos, incluindo enchentes intensificadas que ameaçam vidas, propriedades e comércio. Com 40% de seu território abaixo do nível do mar, a capital da Indonésia, Jacarta, tem enfrentado o problema, por isso, o governo de Jacarta recorreu à análise de dados baseada em IA e IoT da SAS em busca de ajuda.
Agora, os líderes da cidade analisam dados em tempo real sobre precipitação, níveis de água e fluxo dos rios para prever e mitigar melhor as enchentes. O Sistema de Alerta Antecipado da cidade, parte de um Sistema de Controle de Enchentes em toda a cidade, ajuda a salvar vidas, proteger propriedades e apoiar negócios nesta cidade de 11 milhões de pessoas. Além disso, mostra como a IA e a análise de IoT são ferramentas importantes para responder, de forma eficaz, às mudanças climáticas.
Energizando a rede elétrica de Los Angeles (LA)
O Departamento de Água e Energia de LA, a maior empresa de serviços públicos municipais dos EUA, precisava de uma maneira melhor de avaliar o impacto de condições climáticas extremas — desde ondas de calor e rios atmosféricos até incêndios florestais e tempestades tropicais raras — em seus 1,55 milhão de clientes de eletricidade e sua rede elétrica. A LADWP recorreu à análise avançada e previsões da SAS para ajudar seus gerentes, planejadores e engenheiros a avaliar o impacto das mudanças climáticas e prever melhor a demanda de pico, fornecer um serviço mais confiável e se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes em mudança.