Tribuna do Piracicaba – 30 anos acompanhando o rio
- Os Sinos Anunciam - Dindão
- Dindão
- 23/01/2024
- 0
- 294
- 8 minutos
Em fevereiro de 1994 circulava em Rio Piracicaba e região a primeira edição do então periódico Tribuna de Rio Piracicaba.
Com o lema “Um jornal a serviço das comunidades”, já em sua primeira aparição nas bancas e nos milhares de logradouros, o Tribuna já empunhava sua bandeira verde, mostrando sua parcialidade a favor das questões ambientais.
Mais que simplesmente reportar, informar e destacar fatos, nestes 30 anos que completa agora, o veículo promoveu inúmeras campanhas sociais, eco esportivas e principalmente na área hidro ambiental.
Além de denunciar degradadores, barrar degradações, promover campanhas educativas e dezenas e dezenas de plantios de árvores, o Tribuna foi além, participando ativamente em diversas ações de grande impacto na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, como no processo de implantação do consórcio de gerenciamento de resíduo sólidos da região, o primeiro do tipo no estado de Minas Gerais; nas visitas em campo quando do primeiro enquadramento dos cursos d´água da bacia do Piracicaba; da Expedição Piracicaba 300 Anos Depois e registrou o nascimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.
O Tribuna também cobrou da então CVRD e insistiu para a recuperação da Mata Ciliar no lado direito do rio, até que a empresa promovesse o plantio de espécies nativas nas margens do Piracicaba, já que era dela a responsabilidade pela ação, ao longo da ferrovia. Hoje a mata floresce.
Além disso, ao longo dos anos, dezenas de campanhas em prol das comunidades foram lançadas e apoiadas pelo jornal.
Ao longo dos 30 anos o periódico passou por inúmeras fases e transformações, sempre pautando por novas ideias, novos projetos e tendo a sustentabilidade a frente de suas ações.
A última mudança promovida pelo jornal ocorreu há oito anos, quando o que era antes o porta voz da cidade homônima ao rio passou a ser o porta voz do próprio rio.
A seca do Piracicaba
Ao longo dos 30 anos, enquanto buscávamos trabalhar pelas causas ambientais, vimos ano a ano a queda no volume de água do rio.
Entre projetos, campanhas, seminários, palestras e tantas outras ações em prol do Piracicaba, percebemos que nenhum movimento obteve efetivo resultado, apenas a crua realidade dita pelo engenheiro Henrique Lobo, que previa que, caso nenhuma ação de impacto fosse implementada, o Piracicaba deixaria de ser perene até 2030, daqui a 6 anos…. logo ali.
Hoje, em plena temporada de chuvas (cadê a chuva), o rio, que era para estar transbordando, se encontra muito abaixo do nível para a época e revela uma triste realidade e previsão drástica para o período de seca.
Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio
Diante o quadro desolador, em 2018, o Tribuna, aliado ao CBH Piracicaba e ao Mestrado Profágua / Unifei-Itabira e à dezenas de parceiros promoveu a Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, objetivo realizar um diagnóstico profundo sobre a situação da bacia hidrográfica, levantar os problemas e propor soluções.
Após 5 anos de iniciado o trabalho, hoje as 21 cidades da bacia já contam com um produto que pode sinalizar a direção a seguir para revitalização da bacia, e esse trabalho já começou.
Foram detectados problemas, os responsáveis por estes e apontadas as ações a serem desenvolvidas para salvar a bacia do Piracicaba bem como todos que dele dependem.
Agora o Tribuna, que é a Voz do Rio, parte para cobrar dos responsáveis – sendo a população parte principal desse processo, o envolvimento e comprometimento com o nosso bem maior – ÁGUA – de qualidade e com quantidade para todos.
Vamos juntos, assim como o rio, sempre em frente.