Um ano novo pede um planeta limpo
- Os Sinos Anunciam - Dindão
- admin
- 31/12/2023
- 0
- 254
- 5 minutos
Mais um ano termina e a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, neste 2023, pode comemorar muitos avanços em prol de sua revitalização.
Entretanto, para a plena recuperação de toda a bacia hidrográfica, muito ainda precisa ser feito. Neste 2023, apesar das conquistas, foram apenas criados instrumentos para que o trabalho de recuperação aconteça.
Com a chegada desse novo ano, é colocar a mão na massa e fazer a diferença que tanto o planeta almeja e que é tão necessária à nossa sobrevivência.
Fazendo a nossa parte aqui damos exemplos para que outros, em outras paragens, também o façam, criando uma corrente em prol da sustentabilidade.
Não podemos esquecer que 2023 foi o ano mais quente da história do planeta – da nossa casa comum.
Diante dessas constatações, o ano de 2024 nos convida a refletir e a buscar metas que vão além do pessoal, alcançando o coletivo e ambiental.
Este novo ano nos traz a oportunidade perfeita para incluir de vez a sustentabilidade em nossas ações. Assim, cada um, a cada passo dado em direção a práticas mais sustentáveis, representa um investimento valioso no futuro de todos.
A sustentabilidade, mais do que uma tendência; é uma necessidade urgente para a preservação da nossa casa comum. Portanto, ao planejarmos nossas ações para 2024, é vital analisar sobre o impacto ambiental que essas ações causarão. Consequentemente, adotar práticas e hábitos sustentáveis torna-se um ato fundamental para proteger nossos recursos naturais.
Bom lembrar que, integrar a sustentabilidade em 2024 nas nossas decisões e ações diárias, não tem nada de complicado, ao contrário, tudo que fazemos importa e para sermos sustentáveis podemos começar com gestos simples, como fazer a coleta seletiva ou apoiar empresas com práticas sustentáveis, dando preferência às mesmas em nosso dia a dia de consumo (que precisamos reduzir também).
Dessa forma, cada escolha consciente contribui para um mundo mais verde e saudável, reafirmando nosso compromisso com a saúde do planeta.
Ações sustentáveis fáceis de adotar
Adotar resoluções sustentáveis pode ser mais fácil do que se imagina. Primeiramente reduzir o consumo, que além de promover a exploração dos preciosos recursos naturais, consequentemente promove também a geração de resíduos. Outra ação é começar com a reciclagem correta, um passo fundamental para evitar que esses resíduos cheguem indevidamente à natureza e aos cursos d´água. Tudo termina nos rios.
Separar plásticos, papéis e metais em recipientes distintos aumenta a eficácia da reciclagem.
Além disso, reduzir o uso de plásticos descartáveis é uma prática sustentável acessível. Optar por alternativas reutilizáveis, como garrafas de vidro e eco sacolas, minimiza o desperdício diário e a poluição.
Uma forma bem prática também é escolher produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade, isso faz uma grande diferença. Apoiar marcas e empresas que utilizam materiais reciclados ou têm políticas ecológicas reforça a Sustentabilidade em 2024.
Uma pergunta que precisa ser feita: As empresas, lojas, comércios que você utiliza, destina bem seus resíduos? Promovem práticas sustentáveis?
Essas observações e escolhas, por si só, são uma grande prática exemplar em prol de um meio ambiente equilibrado e assim, cada ação conta na construção de um futuro mais verde.
“A natureza está falando”
“…Me chamem de natureza… Me chamem de mãe…
Eu estou aqui há mais de 4,5 bilhões de anos…
Na verdade, eu não preciso de vocês. As pessoas precisam de mim. Seu futuro depende de mim.
Quando eu prospero, vocês prosperam. Quando eu padeço, vocês padecem.
Estou por aqui há muito tempo…
Alimentei espécies maiores do que vocês… Fiz passarem fome espécies maiores que vocês.
Os meus oceanos… meus solos… meus rios… minhas florestas… todos eles podem acolhê-los ou abandoná-los…
Como vocês escolhem viver o seu cotidiano me levando em consideração ou não… realmente não me importa… suas ações vão determinar o seu destino… não o meu.
“EU SOU A NATUREZA”… Eu vou continuar… Eu estou preparada para evoluir…
E vocês, estão?…”
(Conservation Internacional)