ESTAMOS JUNTOS, CONECTADOS

Não adianta! Por mais que sejamos únicos geneticamente, somos interdependentes, não só entre nossa mesma espécie – humanos, mas de todos os seres vivos que compartilham de nossa casa comum – o planeta terra.

Estamos juntos, conectados – queira VOCÊ ou não – o que acontece com um, seja qual ser vivo for, nos atinge direta ou indiretamente.

Por isso, por mais ignorante que sejamos, sentiremos na pele essa relação.

Já sentimos – esse calor insuportável é fruto dessa ignorância e está aí para nos lembrar disso.

Mas, além do calor, vamos ser atingidos também em outros lugares, no corpo e no bolso.

No corpo será os rins sofrendo sobrecarga devido a desidratação e a péssima qualidade da água (que nós poluímos) o que aumentará muito os casos de hemodiálise.

Ainda no corpo, o calor causa o aumento da incidência de doenças de pele, infarto entre outras que atingem, principalmente as classes menos abastadas.

No bolso o aumento do custo de energia, dos alimentos, do transporte e por ai vai…. mais uma vez os mais atingidos são as classes média e os mais pobres.

Mas até os mais endinheirados não escapam desse contexto – dinheiro nenhum cerca mosquitos, vírus, bactérias, furacões, tempestades, que estão se multiplicando com esse desequilíbrio.

Portanto, passou da hora de pensar como ser único geneticamente e passar a agir como SERES CONECTADOS que somos.

RECURSOS PARA O SANEAMENTO

Agora os municípios não têm mais desculpas. Depois do CBH Piracicaba ter custeado os Planos de Saneamento dos municípios, agora começa a custear também os projetos e as obras, tanto de esgotamento sanitário quanto de abastecimento, além de oferecer suporte para diversas áreas, seja de drenagem ou segurança hídrica.

No último dia 6 de dezembro o CBH Piracicaba e o CBH Doce assinaram convênio de transferência de mais de R$ 48 milhões para diversos municípios que se inscreveram nos editais lançados.

Portanto – agora é enfrentar a questão do esgoto e começar a devolver uma água de melhor qualidade para os nossos sofridos cursos d´água.

LIVRO REPERCUTE EXPEDIÇÃO PIRACICABA

O livro relatório da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio tem feito sucesso e vem repercutindo o trabalho por onde é distribuído.

A primeira edição da publicação, que teve pré-lançamento em Brasília, na Sede da ANA e lançamento nacional em Natal durante o maior evento de águas do Brasil (Encob 2023), vem sendo distribuída ao longo desse ano de 2023.

No dia 6 de dezembro prefeitos dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Piracicaba, durante evento na Amepi, receberam exemplares que serão direcionados aos gabinetes municipais, secretárias de meio ambiente e bibliotecas municipais.

Na próxima edição traremos uma matéria especial sobre a distribuição dos livros que continua.

E TÁ INDO 2023, QUENTE!

Até o momento o ano de 2023 ficará como o mais quente da história do planeta, desde que se iniciaram os registros.

O desmatamento e queimadas para dar lugar a pastos e a queima de combustíveis fósseis são os principais geradores de gazes responsáveis pelo aquecimento global.

Infelizmente passamos da fase de “aquecimento” para “ebulição global”.

Um dos motivos para tudo isso é o nosso modelo de consumo – incentivado para haver crescimento econômico.

Enquanto a maioria da população faz cara de paisagem, tipo – não é comigo!, tô nem aí!, deixa arder! – e vai se preparando para as festas de fim de ano, regada a mas consumo e geração de lixo – 2024 vem chegando e nem sabemos o que nos aguarda.

Uma coisa temos certeza – o verão virá pra derreter.

E VEM 2024!

Enquanto preparamos as festas, consumimos mais e mais matéria prima do já esgotado planeta e nem calculamos o volume de lixo que deixaremos de rastro – as previsões para nosso habitat não são das melhores.

Quem sabe a ira da mãe natureza, que vem aumentando a cada dia seu alerta, esse novo ano possa surtir efeito e a humanidade mudar os rumos de sua história?

A hora é de desejar e acreditar em um ano novo cheio de paz e sabedoria.

Related post