Sanã-do-capim, um belo fantasminha
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- admin
- 07/12/2023
- 0
- 1312
- 5 minutos
Da mesma família da nossa estrela de julho (a sanã-vermelha), a sanã-do-capim (Laterallus exilis) é um ralídeo de 14 centímetros de comprimento que habita capinzais alagados, arrozais, brejos, vegetação ribeirinha e afins. Vive geralmente em pares e alimenta-se de sementes de capim e pequenos animais, como artrópodes e minhocas.
Possui ampla distribuição nas Américas do Sul e Central, contudo, devido aos seus hábitos crípticos, é uma espécie difícil de se ver e ainda mais de se fotografar.
Na nossa bacia há duas gravações de sua vocalização, uma em Mariana e outra em Marliéria, e somente uma foto conquistada em São Gonçalo do Rio Abaixo (fonte: Wikiaves).
Anda tão sorrateiramente pelo chão das áreas onde habita que é praticamente impossível detectá-la. Só conseguimos perceber sua presença quando vocaliza, podendo ser considerada uma espécie-fantasma.
O amigo leitor pode estar se perguntando: então como conseguimos fotos como as que ilustram a coluna? A resposta é simples – graças ao trabalho incansável de excelentes guias de observação de aves que temos aqui no Brasil. No nosso caso, as fotos que revelam a beleza desse fantasminha só foram possíveis graças ao trabalho dos Irmãos Pompeu e do Thiago Rodrigues, respectivamente guias de Pompeu/MG e do Maranhão, onde foram realizados esses registros.
Caso o caro leitor queira conhecer a vocalização para saber se essa simpática criaturinha ocorre aí na sua cidade, no site Wikiaves poderá ouvi-la e assim tentar reconhecê-la em alguma área em potencial.
Para aqueles que queiram se aventurar nessa boa “caçada”, boa sorte!!! Ah! E se achar, conte pra gente