Aplicativo Sigaweb Doce é finalista do prêmio ANA 2023
Premiação tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas hidro ambientais.
Destinado aos usuários de recursos hídricos e interessados na gestão das águas na Bacia do Rio Doce, o aplicativo SigaWeb Doce permite o acesso a um variado acervo e dados de informações sobre a gestão. O programa foi desenvolvido em 2021 e está entre os três finalistas da categoria Organismos de Bacia. O Prêmio ANA é uma das mais tradicionais premiações voltadas aos recursos hídricos no Brasil.
O técnico de Geoprocessamento da Agedoce, Vítor Soares Feitoza, explica que a plataforma tem a função de coletar, tratar, armazenar, recuperar e produzir informações sobre recursos hídricos. “Esse projeto sempre me encheu os olhos, pois atuo próximo ao sistema de recursos hídricos do Rio Doce há quase 8 anos e sempre carecemos de uma plataforma com as funcionalidades do SIGA. Assim, poder vê-lo chegar como finalista no Prêmio ANA, uma das premiações mais tradicionais no reconhecimento de boas práticas sobre recursos hídricos e agora de saneamento também, é de uma enorme felicidade”, destaca.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) Flamínio Guerra destaca que está lisonjeado em ter um projeto da Bacia do Rio Doce como finalista de uma premiação da ANA. “É gratificante ter o SigaWeb Doce na final. Chegar lá já é uma grande conquista. Isso nos incentiva e mostra que estamos no caminho certo”, pontua.
O Prêmio
A premiação tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Realizado há 17 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.