ANM embarga 25 barragens de mineração em Minas

ANM embarga 25 barragens de mineração em Minas, sendo 18 da Vale e 4 na Bacia Hidrográfica do Piracicaba

Em relatório sobre o fornecimento de Declarações de Condições de Estabilidade (DCE), a Agência Nacional de Mineração (ANM) destacou que dos 31 embargos para barragens de mineração no país, 25 são em Minas Gerais, sendo 18 delas da Mineradora Vale.

O embargo se deu por falta do cumprimento do prazo para envio de extratos definido em setembrooutubro. O documento reúne informações coletadas pela agência durante a campanha 2/2023, mas no caso da Mineradora Vale, ela vem faltando com essas informações desde março de 2022. (confira quadro).

Um total de 456 barragens de mineração estão incluídas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Para quase todos os estes, é necessária a emissão de DCE para demonstrar a estabilidade da estrutura societária que os rege.

Quase 7 das barragens de mineração em MG apresentaram declarações que não demonstraram estabilidade ou não enviaram documentos. Então, desta vez, 25 barragens de mineração em MG foram embargadas, sendo que algumas destas já se encontravam na situação de embargo, enquanto outras haviam saído.

Bacia do Piracicaba

Das 18 barragens embargadas da mineradora Vale, quatro se encontram na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, sendo elas, Xingu e Vargem Grande da Mina de Alegria Norte Laranjeiras da Mina de Brucutu entre os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais e a Sul Superior da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais.

Related post