O despertar de uma caixa corderosa na natureza
Psicopedagoga, escritora e especialista em Sustentabilidade, Paula Mazzola incentiva a consciência ecológica das crianças a partir da história de uma menina que se transforma em uma lagarta
Atequenfim: o despertar de uma caixa corderosa é uma fábula divertida para crianças de todas as idades aprenderem sobre ecologia, respeito e empatia. Escrito pela psicopedagoga, especialista em Sustentabilidade e responsável por ações escolares de consciência ecológica, Paula Mazzola, o livro conta a história de uma menina que, ao passar o fim de semana com os avós no sítio, inicia uma grande aventura junto com os animais.
A protagonista desta peripécia é Clara. Após ganhar uma caixa madeira de presente de aniversário, ela decide pintála de rosa, nomeála de Claralândia e dar um lar aos insetos. Mas esta simples ação tem um efeito inimaginável: ao dormir, ela se transforma em uma lagarta e passa a conviver de perto com a fauna e a flora do local. Com a ajuda dos novos amigos bichos, ela descobre que, para sair da caixa e ver novamente o mundo lá fora, precisa se transformar em borboleta e voar até a superfície.
Repleta de simbolismos e inspirada nas experiências de crescimento da autora, a obra serve como ferramenta para diálogos em família sobre medos, transformação pessoal, convívio com a diversidade, cuidado com a natureza, além de tratar sobre o poder da amizade e dos sonhos. As ilustrações em aquarela, produzidas por Patrícia Sper, reforçam a ludicidade ao levar os pequenos a admirarem a biodiversidade: galinhas, vacas, sapos, caracóis, joaninhas, flores e árvores estão entre as imagens.
– Veja a minha luz: em uma hora brilha, em outra, apaga. Assim como a nossa vida, temos momentos de luz e outros de sombra. Não há como nos manter na luz o tempo todo. Não se cobre tanto, tudo acontecerá no momento certo. (Atequenfim, p. 103)
Apesar de ser uma narrativa infantil, os pais também são convidados a entrarem em contato com lembranças do passado que são esquecidas durante o tempo. Por isso, a obra fornece aos adultos um meio para se reconectar com os valores da infância. Torço para que Atequenfim seja inspiração para quem busca se reconectar com a criança interior e encontrar sua única e genuína identidade. Quero que este livro desperte o que há de mais puro na essência das pessoas, diz a autora.
Onde comprar: Amazon