Texto e fotos: João Sérgio
A sanãvermelha (Laterallus leucopyrrhus) é uma pequena ave de 17 cm de comprimento da família Rallidae, que engloba várias espécies que vivem em ambientes úmidos de todo mundo, algumas, inclusive, muito difíceis de fotografar. Acredito que a ave brasileira mais difícil de se conseguir um registro seja dessa família, o pintod’águacarijó.
As saracuras são suas primas mais conhecidas na nossa região.
Até o momento temos registros da sanãvermelha na nossa bacia somente nos municípios de Itabira, Ouro Preto e Rio Piracicaba (dados do site de ciênciacidadã Wikiaves), sendo aqui o limite norte de sua distribuição geográfica. Ao sul ela adentra países vizinhos, como Paraguai, Uruguai e Argentina.
Vale dizer que a sanãvermelha é mais ouvida do que vista, sua vocalização é bem marcante, mas o fato de ser arisca e de viver dentro da densa vegetação de brejos, dificulta demais sua visualização.
Os mapas dessa linda espécie não colocavam a Bacia do Piracicaba como sua área de distribuição original (vide Ebird, Wikipédia), mas a ciênciacidadã, feita por pessoas comuns, leigas, colocou nossa bacia no mapa dessa linda sanã (vide Wikiaves).
Então fica aqui mais uma vez o convite, tente achar a sanãvermelha aí na sua cidade. Se achar, grave a sua vocalização, poste no Wikiaves e ajude a ampliar o conhecimento sobre essa espécie ainda pouco conhecida da ciência.