Licença Social para operar: a comunidade sendo ouvida
O que é Licença Social?
A licença social não se constitui em etapa obrigatória ou documento autorizativo emitido pelo órgão ambiental. Esta licença pode ser definida como a aprovação social da atividade a ser desenvolvida a partir do engajamento das partes interessadas, discutindose os impactos socioambientais, direcionando o empreendimento à sustentabilidade. Assim, a prática constante, transparente e bidirecional de discussão com as comunidades e instituições envolvidas acerca dos impactos de curto, médio e longo prazos, permitem aos interessados a proposição das medidas compensatórias, de mitigação dos impactos negativos e de potencialização dos impactos positivos. Com isto, os prós e contras do empreendimento são mais bem compreendidos e administrados pela sociedade afetada, trazendo o apoio desta à sua realização.
Atualmente, o licenciamento ambiental envolve muitos profissionais especializados e diferentes instituições públicas além do próprio órgão licenciador os chamados órgãos intervenientes, assim como uma quantidade de outros atores envolvidos no processo, como ONGs, associações e entidades de classe.
Todos estes fatores possibilitam uma discussão ampla e completa de todo o processo. Este envolvimento amplo e democrático é consequência direta e natural do desenvolvimento do conhecimento e do engajamento social atual em relação ao meio ambiente, trazendo ao processo de licenciamento ambiental opiniões de diferentes áreas do conhecimento, assim como a manifestação de ideologias diversas.
No entanto, esta participação diversificada traz complexidade, podendo levar empreendedores, consultorias, órgãos ambientais e demais instituições envolvidas a uma troca interminável de informações, solicitações e complementações.
Como podemos ver, além de ser subjetiva, a Licença Social para Operação envolve vários públicos interessados e, com isto, surgem várias demandas em uma área muito importante para a organização dos projetos, na forma que são apresentados e compreendidos pelos públicos: a comunicação.
Comunicação como ferramenta no Licenciamento
Comunicação é fundamental para mostrar à sociedade e a todos que estão engajados no projeto os seus benefícios. É fundamental para que todas as equipes envolvidas falem a “mesma língua” nos estudos e na comunicação de valores da cadeia de produção.
A palavrachave na Licença Social para operar é reputação. Um empreendimento com uma imagem positiva perante a sociedade consegue ser um grande aliado para o sucesso de suas iniciativas empreendedoras.
Vale a pena investir em comunicação e relacionamento? Além de ser o menor investimento em valores nos projetos, basta fazer a conta do prejuízo de ter o empreendimento parado, concorda?
Fonte: Instituto Minere