Os Sinos Anunciam…. MISTÉRIOS
MISTÉRIO EM RIO PIRACICABA
Uma mina que produz mais de R$2 bilhões por ano paralisada de uma hora pra outra, sem aviso prévio (conforme manda a lei). O motivo, segundo a empresa – falta de licenciamento para disposição de rejeito e expansão de área de lavra.
Aí vai nossas dúvidas e suspeitas:
1 – O alteamento da barragem do Diogo (descumprindo legislação de barragens) foi justamente para aumentar avida útil do empreendimento, conforme informado pela própria empresa à época, portanto, não havia estória de licenças, mesmo porque, uma simples licença não impediria a empresa a manter esse bilionário faturamento.
2 Uma empresa do porte da Vale, que conta com um exército de profissionais qualificados, não cometeria um erro de promover um investimento sem planejamento.
3 – Só existe dois motivos para se parar um empreendimento desse porte: ou problema grava na mina ou problema grave nas barragens – Diogo e Vale das Cobras, que fica acima do Diogo.
Uma terceira opção extra seria uma quebra de contrato entre a Bao Steel e a Vale, já que a mina seria da primeira empresa, chinesa.
Enquanto isso a população de Rio Piracicaba fica apreensiva sem saber o certo o futuro da cidade.
Uma coisa eu sei: A última cidade que acreditou fielmente na Vale foi Brumadinho.
Queimadas
Entra ano e sai ano e o dito cidadão não aprende e tão logo entra o período de seca, já começa a atear fogo nos lotes, em pastos, restos de cultura, lixo etc.
Não sabe o imbecil que de sua ignorância ambiental prolifera as doenças respiratórias que afetam nossas crianças, nossos idosos. Mata os predadores dos mosquitos que transmitem a dengue, Chikungunya, zika e a febre amarela urbana.
Além disso mata o solo e interfere diretamente no ciclo das águas, contribuindo também para a alteração do clima.
Essa cultura só irá mudar quando começar a doer no bolso do dito cidadão, que de cidadão, não tem nada.
XV Encontro de Energia e Meio Ambiente
No dia 23 de junho, aconteceu na Usina Hidrelétrica GuilmanAmorim o XIV Encontro de Energia e Meio Ambiente e a Expedição Piracicaba foi convidada especial, sendo representada pelos professores doutores Gláucio Marques e Diego Lima.
Ciência Cidadã no Rio Doce MHP
Para fechar o mês dedicado ao Meio Ambiente (o certo seria todos os meses), aconteceu em Governador Valadares o Seminário Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce. Na oportunidade foram certificados os alunos do Curso de Agentes Ambientais para o Monitoramento Hídrico Participativo – MHP, uma parceria da UNESCO, CBH Doce e Fundação Renova.
Areão X fogo X lixo
Apesar do monitoramento por câmeras e vigias 24 horas no Parque do Areão, maus cidadãos continuam descartando irregularmente seus resíduos e por maldade promovendo queimadas no local. Alguns já estão identificados e em breve serão notificados, lembrando que crimes ambientais não prescrevem. Já houve notificação de R$6 mil para um cidadão, aplicado pela PMAmb.