Período de seca tem início e autoridades alertam para queimadas
Objetivando prevenir para enfrentar a temporada de seca quando ocorre os incêndios em lotes e terrenos baldios e em muitos casos perdem o controle e acabam queimando grandes áreas, as autoridades alertam sobre a ação que na maioria das vezes caracterizam como infração e podem gerar pesadas multas e até prisão.
Causas dos incêndios florestais
Além da utilização das queimadas como técnica agrícola, outros fatores também provocam queimadas, como limpeza de lotes, queimada de lixo e especialmente nos períodos de estiagem prolongada, acabam por provocar grandes incêndios.
As causas dos incêndios são:
Em áreas rurais
Desmatamentos para a retirada de madeira. Queimamse as plantas menores para facilitar o corte das árvores de médio e grande porte.
Colheita manual de canadeaçúcar. Também com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte, ainda é comum a queima em canaviais.
As disputas pela posse da terra motivam as queimadas criminosas em frequentes ocorrências país afora.
Área urbana
Limpeza de lotes
Queima de lixo
O vandalismo e negligência são responsáveis. Ainda é comum haver queimadas provocadas por cigarros acesos jogados nas margens das estradas e rodovias e em terrenos baldios.
Os balões das festas juninas e os fogos de artifício utilizados em festas e comemorações são causa frequente de incêndios florestais e queimadas.
Consequências
Considerando apenas o aspecto da retirada da vegetação original, as queimadas provocam a alteração e o equilíbrio dos ecossistemas das mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera.
Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas:
Diminuição da biodiversidade.
Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar.
Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas.
Danos ao patrimônio público e privado cercas, casas, rede de energia elétrica.
Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura.
Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade.
Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.
Outros efeitos das queimadas
Outros pontos que sofrem muito em conseqüência da queimada são o ciclo do carbono e o ciclo hidrologia.
No ciclo hidrologia ocorre a precipitação (chuva) como conseqüência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas a queimada deixa o solo ressecado impedindo este processo de infiltração.
Quanto ao ciclo do carbono, a queimada libera gases contendo o elemento carbono, em especial CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano). Tais gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta e aumentou a temperatura média da superfície (efeito estufa)
Denúncias
Fazer queimadas é crime, seja ela em qualquer local, como em lotes vagos, quintais, margens de estradas, pastagens, plantações.
Para denunciar, basta entrar em contato o 181 Disque Denúncia Estadual.