Parque do Areão: O que era abandono, virou escola

Parque do Areão: efetiva transformação é iniciada. O que era abandono, virou escola

Após vencidas etapas burocráticas, execução de projetos começa com reinauguração do Numear, lançamento de Plano de Manejo e assinatura de novas ordens de serviços



Todos sabem da burocracia que o serviço público enfrenta, ainda mais quando a estrutura administrativa de uma prefeitura clama por reformas, como é o caso de João Monlevade que apresenta uma defasagem de mais de 30 anos e que não depende apenas do executivo.

Diante desses fatos, o andamento dos processos administrativos acontece a passos lentos, mas com resiliência e foco no bemestar da população, o projeto de revitalização do Parque Municipal do Areão já é uma realidade.

Através do empenho do prefeito Dr. Laércio e da persistência do Secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues, do apoio do vereador Belmar Diniz e do acompanhamento do presidente da Comissão de Revitalização do Areão, Geraldo Magela Dindão, a população começará a receber as obras a partir desse dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Não poderia ter data melhor para a entrega, já que neste dia acontecerá a reinauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear), local que serão retomados os diversos cursos voltados para as boas práticas ambientais, tanto para os servidores públicos, quanto para estudantes dos diversos níveis, sejam crianças, adolescentes e adultos e para a população em geral.

Na mesma data será lançado o Plano de Manejo do Parque do Areão, documento que contêm técnicas, regras e normas para utilização e manutenção do espaço.

Na oportunidade acontecerá também a assinatura da ordem de serviço para início das obras de revitalização do escadão que contará com construção de alambrado, reforma de todo o piso e guardacorpo e reconstrução do mirante e que contará também com nova iluminação e câmeras de vigilância em toda sua extensão, garantido segurança para os transeuntes.

Serão apresentados também o andamento do processo licitatório do cercamento, que já se encontra em fase final, aguardando prazos legais para declaração do vencedor do certame.

O cercamento se faz necessário para, além de gerar segurança para os frequentadores do parque, proteger o mesmo de invasões, descarte irregular de lixo e outros resíduos e ainda da frequência de animais de grande porte. A obra contará com três portarias sendo a principal no bairro Lucília.

Outro projeto já concluído, necessitando apenas de ajustes na locação do equipamento no espaço, é o Pump Track, uma pista multiuso para bicicletas, patins e skates, que promete tirar a criançada de frente da televisão e abandonar de vez os celulares.

Outros projetos que já se encontram prontos para ir à licitação são a revitalização do espelho d´água, revitalização dos banheiros e construção de um estacionamento de serviços próximo ao Numear.

Um mirante também já está com o projeto pronto, este será construído pela empresa Bemisa como medida compensatória.

Ainda com projetos requisitados e em andamento destacase a revitalização da Bacia 4, revitalização de toda pista no entorno da mata central do parque, projeto de drenagem de toda área, construção de um novo espelho d´água em frente o Numear, construção de uma praça bosque diante toda extensão da Rua Antônio Loureiro Sobrinho, equipada com um Pet Place (Parcão) e ainda em estudo o novo prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além dessas obras outras intervenções já estão em andamento e projetadas para que o parque, enfim, possa ser reaberto para utilização da população.

Já sendo projetados também a requisição e instalação de parquinhos infantis e mobiliário para picnick que serão inseridos em áreas de convivência.

tp

Related post