Fotos e Texto: João Sérgio Souza
O beijaflorpreto (Florisuga fusca), também conhecido por beijaflorpretoebranco e beijaflorpretoderabobranco, é uma espécie única devido a uma descoberta recente de cientistas brasileiros da UFMG, da PUC/MG e norteamericanos.
Ao que tudo indica, ele é único por possuir um canto ultrassônico Para se ter uma ideia, a maioria das aves canta dentro de uma frequência sonora intermediária, de 0,5 a 6 Hz, já os indivíduos desse beijaflor estudados cantavam em uma frequência média de 11,8 Hz, faixa inaudível ao ser humano. Acreditase que isso sirva para fugir de uma competição sinfônica entre as aves. A natureza é incrível, não?
Nossa estrela dessa edição ocorre em toda bacia do Piracicaba. É um beijaflor da Mata Atlântica, podendo ser encontrado mesmo em quintais floridos, próximo a algum fragmento do que ainda resta dessa formação vegetal, lembrando que a bacia do Piracicaba está totalmente inserida nesse castigado bioma.
Outra curiosidade é que além do néctar, alimentase de pequenos invertebrados. Os filhotes, que necessitam de proteínas para seu crescimento, recebem essa alimentação carnívora, baseada em insetos e aracnídeos. Esse hábito alimentar inclusive é comum a todos os beijaflores.