Balanço final da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio

Promover um dos mais completos diagnósticos de um curso d’água já realizados em Minas Gerais e mobilizar a sociedade para a revitalização desse patrimônio, esse foi o objetivo da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, iniciativa do jornal Tribuna do Piracicaba em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBHPiracicaba) que em 2019 colocou em ação o projeto.

Pela primeira vez o Rio Piracicaba, um dos principais afluentes do Rio Doce, foi navegado da nascente, em Ouro Preto, até a foz, em Ipatinga, tendo como pano de fundo um estudo científico.

Profissionais da área ambiental da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI Profágua Itabira), instituição responsável pela coordenadoria técnicocientifica do projeto, realizaram as análises dos parâmetros do corpo d´água. São parceiros também do projeto a UFOP (Ouro Preto), SAAE (Itabira) e CDTN (BH).

Em 2019

Organizada e coordenada pelo Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, durante 11 dias, os profissionais envolvidos na expedição percorreram todas as 21 cidades da bacia divididos em duas equipes: uma por terra e outra pelo rio. Em todas as localidades foram promovidos eventos de cunho socioambiental e cultural.

Durante as paradas foram realizados debates sobre os problemas enfrentados pela bacia do Rio Piracicaba, os desafios socioambientais de cada comunidade e, principalmente, sobre a necessidade de resgate do rio.

2023 – Segunda Fase

A Expedição Piracicaba retornou esse ano, sob organizada da Agedoce – Agência Executiva do CBH Doce e da Agência de Comunicação Prefácio, prestadora de serviço de comunicação para os comitês.

Dessa vez foram mais de 1.100 quilômetros rodados em oito dias de atividades e 15 cidades visitadas, sendo que em algumas cidades foram envolvidas mais de uma, como Itabira e Bom Jesus do Amparo João Monlevade e Bela Vista de Minas e o Vale do Aço que unificou as quatro cidades da micro região.

Durante essa segunda fase, os resultados alcançados pela Expedição de 2019 foram apresentados filme documentário, exposições fotográficas, e entrega do do livro relatório Expedição Pela Vida do Rio, com a descrição dos trabalhos desenvolvidos e conclusões da equipe técnica.

Como não poderia faltar, o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, sob direção do idealizador do projeto, Geraldo Magela Gonçalves – Dindão, acompanhou toda Expedição e junto ao fotógrafo e cinegrafista Sérgio Henrique Braga, promoveu mais uma vez um completo registro de toda iniciativa.

Mais uma vez será produzido um filme documentário e expostos todas as imagens da aventura científica.

Para Dindão a sensação do dever cumprido foi plena, mas segundo ele, é consciência de que o trabalho está apenas no começo, muito ainda tem que ser feito, mas os primeiros passos foram dados em 1999, com a Expedição Piracicaba 300 Anos Depois.

Acompanhe as imagens pelo https://tribunadopiracicaba.com/duplicator/fotos.asp

tp

Related post