Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio é lançada em Ouro Preto

Aventura começa subindo a nascente, recolhendo água e iniciando peregrinação pela bacia

Ouro Preto – A praça Tiradentes foi palco do lançamento da 2ª fase da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio que recebeu autoridades diversas no Anexo do Museu da Inconfidência na tarde do sábado, 18.

Antes do evento de lançamento, o coordenador da expedição, Geraldo Dindão, juntamente com o professor José Augusto (UNIFEIItabira), do secretário de meio ambiente de Ouro Preto, Franscisco Assis (Chiquinho), Allan Mota (Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam), Joesley Souza, coordenador de meio ambiente (Vale), Anderson Cláudio, engenheiro de produção (Vale) e o cinegrafista e fotógrafo Sérgio Henrique Braga, subiram à nascente e, além de demarcar o local com uma placa com a logo da expedição, coletaram água do Piracicaba que será levada até o encontro com o Rio Doce, programado para o dia 25.

Ao longo da Expedição estão acontecendo os Seminários das Águas organizados pelos municípios, ocasião em que é apresentado o livro técnico científico com informações sobre a Bacia, considerado o mais completo diagnóstico realizado em uma bacia hidrográfica em Minas Gerais.

Lançamento

A cerimônia de lançamento oficial da segunda fase do projeto contou com a presença de diversos atores da causa hidro ambiental destacando os parceiros 11ª Cia Independente PMamb e 12ª BBM – Bombeiros Militar, sendo a mesa de honra composta pelo exministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, pelo presidente do Comitê da Bacia do Rio Piracicaba, Jorge Martins, do Presidente do Comitê de Bacia do Rio Doce, Flamínio Guerra, do diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca, do coordenador da expedição, jornalista e ambientalista Geraldo Magela Gonçalves Dindão, editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, do coordenador Técnico Científico do projeto, professor José Augusto (UnifeiProfáguaItabira), do presidente da AGEDoce, André Marques e dos prefeitos de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva, do viceprefeito de Bom Jesus do Amparo, Vicente Ribeiro, do Secretário de meio Ambiente de Itabira, Denis Martins Costa Lott, do professor Wilson Acácio, coordenador do Fórum Mineiro dos Comitês e do secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.

Importância da expedição

Durante os pronunciamentos, o presidente do CBHPiracicaba, Jorge Martins destacou a importância da expedição para a bacia, uma vez que serão apresentados aos municípios os resultados das análises de qualidade da água entre outras informações. Além disso, o comitê irá apresentar as ações que estão sendo executadas em prol da recuperação da bacia destacando que o programa Rio Vivo, que está em andamento e contemplará centenas de nascentes. O presidente destacou ainda os investimentos na casa de R$ 70 milhões no tratamento de água e esgoto com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade da água, missão do Comitê.

Durante o evento, o idealizador do projeto foi homenageado pelos agentes dos comitês do Piracicaba, Doce e da agência, com uma placa comemorativa pela realização da expedição.

Fazendo uso da palavra, emocionado, Dindão agradeceu a homenagem e disse que apesar das adversidades e dificuldades encontradas em qualquer grande caminhada, quando se faz com prazer e paixão, não é trabalho, mas sim serviço e servir é sempre agradável.

Tratado como o sempre Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho ressaltou que a expedição gera engajamento na comunidade, chamando a atenção para o bem mais precioso da humanidade: água e repetiu o jargão que já é comum em seus pronunciamentos, dizendo que mais que óbvios, quando se fala de questões ambientais, tem que ser ululante, gritar aos quatro cantos.

O exministro elogiou a iniciativa do projeto Expedição Piracicaba dizendo que os comitês devem estar bem mais próximos das comunidades, o que o evento proporciona.

O anfitrião, Ângelo Oswaldo (PV) foi o último a se pronunciar e, já que se falava em recursos hídricos, não poupou críticas à Vale, Samarco e Fundação Renova.

Se direcionando ao prefeito de Rio Piracicaba, Augusto da Silva (Cidadania), Angelo Oswaldo citou que estiveram juntos em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e se mostrou solidário ao pleito do município de Rio Piracicaba, no qual a Vale suspendeu as operações na Mina da Água Limpa, em dezembro de 2021, o que reduziu arrecadação da Prefeitura e vem impactando os serviços públicos, como informou o prefeito Augusto Silva, que também queixa a falta de recursos, os quais, segundo ele, a empresa deve ao município de Rio Piracicaba.

Pelo tom, o prefeito de Ouro Preto se mostrou descontente com a Vale, da qual ele também cobra dívida da empresa.

Já o prefeito rio piracicabense disse orgulhoso de ver um conterrâneo conduzindo tão nobre projeto, se referindo ao idealizador da expedição, Dindão e completou informando que a cidade de Rio Piracicaba estará aguardando a passagem do projeto, que acontecerá dia 23, a partir das 8:30 hs, no plenário da Câmara Municipal da cidade.

Após os discursos, todos os presentes participaram de uma seção de fotografias em frente ao Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes, palco de grandes manifestações e também ponto de partida para inúmeras expedições ao longo dos últimos três séculos.

tp

Related post