Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio pré mobilização continua
A comitiva de preparação para a segunda fase da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio teve continuação nesta terça e quartafeira passando pelas cidades de Santa Barbara, Barão de Cocais, Alvinópolis, Bela Vista de Minas, João Monlevade, Itabira e Nova Era.
A receptividade continua em alta e o Seminário das Águas, apresentado pela coordenação da expedição, está sendo incorporada na programação das atividades propostas pelos municípios para comemoração da semana da água.
Na terçafeira Santa Bárbara, Barão de Cocais e Alvinópolis receberam a comitiva formada pelos jornalista Geraldo Magela Gonçalves Dindão, editor do Tribuna do Piracicaba A Voz do Rio, Paula Magali da Agência Prefácio e pelo presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra.
Já na quartafeira foi a vez de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Itabira e Nova Era receberem a visita da comitiva, que vem alinhando as programações que deverá ser fechada na sextafeira, em Ipatinga.
Ainda em João Monlevade, a comitiva apresentou a segunda fase do projeto ao prefeito de João Monlevade, Dr Laércio Ribeiro e a seu vicePrefeito, Fabrício Lopes e a Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira, Raimundo Nonato (Nozinho), prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo a Txai Silva Costa, prefeito de Nova Era e a viceprefeita de Bela Vista de Minas, Rode.
Na oportunidade foi exposto aos prefeitos e vices a necessidade de integração do hidro território, uma região que hoje se apresenta apenas como uma divisão geográfica, mas que pode se tornar uma divisão geopolítica, proposta abraçada pelos prefeitos.
Segundo Geraldo Magela Gonçalves (Dindão), a segunda fase da Expedição Piracicaba está sendo uma oportunidade única para os municípios de estarem enriquecendo suas programações com o Seminário das Águas, já que esse evento contará com apresentações exclusivas e inéditas na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba além de ser promovido mais uma vez uma mobilização social e integração do território.
Para o presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra, esse evento será mais uma vez uma grande oportunidade para os Comitês do Piracicaba e Doce apresentar suas ações em prol da recuperação da bacia e também apresentar os inúmeros projetos em desenvolvimento nas bacias hidrográficas.
Além disso o Seminário das Águas contará com exposição de fotografias, com imagens das cidades registradas durante a Expedição 2019, exibição de filme documentário da descida do Piracicaba, apresentação do diagnóstico da bacia, apresentação de propostas para revitalização dos cursos d´água, lançamento do livro técnico científico e debates são algumas das atividades da programação proposta.
Lançamento
A segunda fase da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, acontecerá entre os dias 18 e 25 de março, dentro das comemorações da Semana da Água 2023 na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.
Ouro Preto será o local onde acontecerá o evento de lançamento da expedição, que acontecerá no anexo do Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, no dia 18 de março, a partir das 15 horas.
Fase 2 Diagnóstico
Após a Fase 1 da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, que ocorreu entre os dias 26 de maio a 5 de junho de 2019 e coletou material para análise nas 21 cidades, a coordenação do projeto prepara mais uma vez para percorrer a Bacia e apresentar os resultados desse trabalho promovido pelo Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e o CBH Piracicaba.
Dessa vez o CBH Piracicaba divide a coordenação do projeto com o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio.
O trabalho técnico científico realizado sob a coordenação da UNIFEI / PROFÁGUA ANA ainda com apoio da UFOP Ouro Preto e Startup OAK Energia, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) de Belo Horizonte e SAAE de Itabira, se apresenta como o mais elaborado diagnóstico sobre as condições hídricas da bacia já realizado.
Esse trabalho, que foi possível graças aos pioneiros que desenvolveram pesquisas semelhantes, como o nosso antecessor e conselheiro, engenheiro ambiental Cláudio Bueno Guerra, nos dará uma visão real de quão impactados estão nossos rios e nos indicará qual melhor “remédio” para revitalização de toda bacia.