EMATER promove curso de produção de Própolis

Órgão, em parceria com a APIMEL e Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba, realizaram evento beneficiando produtores locais.



A EMATER Minas realizou no dia 1° de fevereiro uma viagem técnica/capacitação para produção de própolis com qualidade, em parceria com a APIMEL e Prefeitura de Rio PiracicabaMG, através das Secretária Municipal de Meio de Ambiente e Agricultura.

A capacitação foi realizada no município de Ervália, cidade da Zona da Mata.

O curso faz parte do Projeto “Agregando Valores ao Mel do Médio Piracicaba” que recebeu recursos da 3° Região, 2º Vara da Justiça do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho Comarca de Ouro Preto. Na ocasião, em 2022, cada apicultor associado da APIMEL recebeu um kit composto por 2 macacões apícolas, 9 bandejas inox, 30 melgueiras com CPI para produção de própolis.

A EMATER Minas elaborou o projeto e promoveu assistência técnica aos apicultores durante todo o andamento do projeto.

A capacitação faz parte do cronograma de execução do projeto e foi ministrada pelos extensionistas agropecuários locais Nilton Célio Martins da Emater Minas de São Domingos do Prata e Gustavo Caldeira Victer Barbosa, do Escritório local de Rio Piracicaba.

A capacitação teve carga horária de 8 horas divididas em parte teórica e prática no Sitio de propriedade de Jorge Luís Costa, que possui cerca de 160 enxames e há cerca de dois anos vem desenvolvendo a produção de própolis e vem tendo bons resultados.

A prefeitura de Rio Piracicaba, parceira da EMATER Minas, que mantém há mais de 17 anos convênio ininterrupto com o órgão, disponibilizou veículo para realizar o transporte dos apicultores.



Própolis

A produção de própolis é uma oportunidade dos apicultores de Rio Piracicaba aumentarem suas rendas, já que hoje o quilo da própolis está em cerca de R$400 a R$500 reais nos entrepostos apícolas da região, segundo o presidente da APIMEL, Carlos Roberto Silva, que é um dos entusiastas do projeto e já está colhendo própolis das caixas doadas pela APIMEL.

O engenheiro agrônomo da EMATER Minas de Rio Piracicaba, Gustavo Caldeira, destaca que a produção de própolis pode ser uma alternativa interessante, já que no momento o preço do mel está em baixa e assim a própolis da região poderá agregar valor com o uso de caixas de melgueira específicas para o produto.

tp

Related post