Dr. Laércio Ribeiro acompanha promotor em visita ao Areão
Ministério Público acompanha as obras de reforma do parque
Na tarde dessa terçafeira, 24, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), acompanhou o Promotor de Justiça, Igor Citelli, em uma visita ao Parque do Areão juntamente com o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins, o Secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues e o presidente da Comissão de Revitalização do Parque do Areão, Geraldo Magela Gonçalves “Dindão”.
Conforme o próprio promotor, o objetivo foi verificar o andamento da restauração do parque.
Essa foi a terceira vez que o representante do Ministério Público esteve visitando o Parque do Areão, sendo as duas primeiras ainda no início da limpeza do espaço, em 2021.
Na oportunidade, “Dindão” apresentou as obras de reforma do Numear, já em andamento, os projetos que estão prontos para licitação e aqueles que estão na fase de planejamento.
O prefeito classificou o encontro como de extrema importância para a recuperação do parque. “Para nós é muito interessante o empenho do Ministério Público tanto na fiscalização quanto na destinação de recursos para o Areão”, disse Dr. Laércio Ribeiro.
Para que sejam destinados recursos diversos para o Parque do Areão pelo Ministério Público é necessário que o Parque tenha CNPJ próprio, o que está sendo trabalhado com a criação da Fundação Parque do Areão, projeto que no momento tramita na Câmara Municipal.
Obras e Plano de manejo
Igor Citelli também conheceu os locais que receberão parques infantis e as áreas que vão receber os kits camping (mesas, bancos e mobílias para equipar os espaços de convivência).
Foram apresentados os projetos que serão licitados no momento, destacando a revitalização do escadão do Areão, o cercamento de todo parque e instalação de portarias, a construção da pista de Pump Track e a recuperação da Bacia 4.
Durante a visita, também foi mostrado ao promotor o plano de manejo para transformar o Areão em Unidade de Conservação Ambiental através de lei estadual, e inserção do parque no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), o que possibilita ao município receber ICMS Ecológico.
Compromisso ambiental
O procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins, classificou como produtivo o encontro. “Diante do compromisso ambiental que a administração possui, é salutar envolver o Ministério Público nesta iniciativa”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, também considerou positiva a reunião, “Foi muito produtivo, porque o promotor pôde ver o que fizemos desde sua última visita” concluiu.