Rio Vivo começa cercando nascentes

Projeto tem início protegendo nascentes na bacia do Piracicaba

Após o período de criação de logística para execução das ações do Rio Vivo, as atividades que contemplam uma das vertentes do projeto foram iniciadas. Nascentes começam a ser cercadas em quatro cidades que integram o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) – Alvinópolis, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Rio Piracicaba.
As obras iniciais visam a recuperação de nascentes promovendo o cercamento das mesmas.

Para o presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins, o Rio Vivo é a maior ação de preservação ambiental realizada atualmente na bacia. “Nunca tivemos um projeto de tamanha magnitude. Esperamos que, com ele, os moradores da região da bacia passem a ter a exata dimensão da importância de um Comitê na luta em favor da água”, observa. Ele ainda salienta o fato de o CBH- Piracicaba ter alocado recursos para que todos os municípios venham a ser contemplados com a iniciativa. “É algo que esperávamos e agora estamos realizando. Ficamos felizes em vê-la acontecer e sabemos que será muito importante para garantir a quantidade e qualidade de água para as atuais e futuras gerações”.

O presidente do comitê, quando do lançamento das obras, fez ainda um chamamento aos beneficiários: “Precisamos que cada produtor rural contemplado sensibilize e tenha consciência da importância do Rio Vivo. Com a participação efetiva de todos, nossas nascentes e áreas de recarga hídrica serão conservadas e áreas degradadas serão recuperadas, é um ganho extraordinário que trará mais produção e qualidade de água para o Rio Piracicaba”, destacou na ocasião.

Mobilização

O técnico da Escola de Projetos da Agedoce, Alex Cardoso, que monitora o andamento das ações, informa que, previamente, foi feita uma reunião com proprietários das microbacias atendidas e a mobilização segue de porta em porta, com cada produtor rural, retificando a participação, para que a iniciativa alcance o objetivo traçado.

O que é o Rio Vivo

A iniciativa visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Essas ações são implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

Com base em informações obtidas nos diagnósticos dos imóveis rurais, serão implantados projetos de barraginhas e/ou outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes; projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; além da implantação de projetos de sistemas individuais de tratamento de água com implementação de cloradores e esgoto doméstico.

No primeiro ano de implantação da Iniciativa Rio Vivo na bacia do Rio Piracicaba, serão executadas apenas ações de isolamento (cercamento) de nascentes em todos os municípios da bacia.

Outras etapas – Mais duas etapas são parte do Rio Vivo. Em um segundo momento serão desenvolvidos a remediação de áreas degradadas geradoras de sedimentos, com foco em barraginhas (P12) e ainda sistemas de tratamento de esgoto além de construção de sistemas de tratamento de água (P42).

Critérios de priorização e cidades contempladas – Os imóveis rurais foram escolhidos de acordo com a localização na bacia. Foram priorizadas as microbacias de captação de água para abastecimento humano.

Projeto Perene – Diante a expectativa dos resultados do projeto, balizados em outras experiências semelhantes e também frente o risco de escassez hídrica, o CBH Piracicaba definiu colocar o “Rio Vivo” como uma ação perene, ou seja, de forma constante.

A forma como será desenvolvida essa perenidade ainda não foi definida, mas esperasse estar buscando salvar quantas nascentes forem possíveis, levar saneamento a toda população rural da bacia e proteger os curso dágua do assoreamento.

CBH Piracicaba

Criado em 17 de fevereiro de 2000, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH-Piracicaba) é um órgão colegiado, formado por representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada e dos usuários da água. O Comitê está localizado em uma importante região econômica do estado, com forte presença das atividades de mineração, siderurgia – na região se encontra instalado o maior complexo da América Latina – e celulose. Tem como sede a cidade de João Monlevade.

O CBH Piracicaba possui papel fundamental na elaboração e na implantação das políticas públicas de gestão dos recursos hídricos, visando assegurar a quantidade e a qualidade da água para as atuais e próximas gerações.

tp

Related post