Prefeitura de Rio Piracicaba em ação
Educação ambiental, obras e incentivo no meio rural
Em Rio Piracicaba através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura importantes investimentos e ações foram realizados durante o ano em balanço positivo apresentado pelo setor.
Uma delas são as diversas ações voltadas para a Educação Ambiental e mobilização comunitária. Nas escolas foram desenvolvidos diversos temas como árvores, Florestas, água, solo e reciclagem, buscando trabalhar com os estudantes para que compreendam os fenômenos naturais, as consequências das ações humanas para sua própria espécie e para os demais seres vivos e o ambiente.
Dentro do universo escolar também foram feitas outras atividades como o Cinema nas Escolas (tema sobre reciclagem e preservação do meio ambiente), Concurso de Redação (tema: Uma só Terra) e Desenho (tema: Gigantes pela própria natureza) e excursão ao Instituto Inhotim.
A Comemoração ao dia da água também foi trabalhada com os alunos, buscando a conscientização sobre a importância da água e de sua conservação com uma oficina para construção de terrário.
Na Semana do Meio Ambiente foram realizadas oficinas de criação de bombas de sementes com alunos dos 1º anos da rede municipal, oficina de compostagem nas escolas com alunos do 2º ano e campanha de conscientização do uso correto dos PEV’s. Além disso, foram feitas distribuição de mudas nativas, exposição demostrando como ocorre erosão em um solo exposto e importância das matas ciliares.
No processo de mobilização junto à população foram desenvolvidas 5 campanhas educativas nos bairros com temas descarte correto do lixo, queimada e eucaliptos próximo a rede elétrica.
O Prefeito Augusto reforça: “Nossa proposta sempre foi trabalhar a base, a primeira linha de ação das questões ambientais que se faz dentro da educação junto às crianças onde os efeitos e frutos surtirão com o tempo. Além disso fizemos a aquisição de mais 500 lixeiras para instalar nas ruas do município e o setor tem tido também muito trabalho junto aos jardins com plantio e manutenção das praças e áreas verdes do município e na parte técnica com licenciamento ambiental das obras do município como travessia aérea, outorga para construção de gabião, licenças para dragagem em corpos hídricos, licenças para contensão de talude, tudo junto aos órgãos ambientais estaduais e federais”.
Augusto destaca também outros projetos que estão em andamento como projeto básico e executivo da Usina de Triagem e Compostagem UTC, chamamento público que comtempla o valor de R$252.864,03 para elaboração dos projetos básico e executivo das ETE’s dos Distritos de Padre Pinto e Conceição de Piracicaba através da iniciativa Rio Vivo: Acordo de compromisso e cooperação mutua 04.2022/ CBH Doce para implantação de projetos hidroambientais e/ou saneamento rural com cercamento de nascentes.
Zona rural
– Poços artesianos com sistema de distribuição: Devido a necessidade de ampliar as redes e abastecimento e acompanhar o crescimento da população de algumas localidades rurais, foram construídos 4 novos poços artesianos em localidades estratégicas (Cabeceira Grande, Domingos José e Buraco dos Coelhos), beneficiando mais de 200 moradores.
– Barraginhas: O projeto de construção das bacias de capitação e infiltração de água da chuva vem surtindo ótimos resultados. Já foram mais de 300 unidades construídas.
– Calcário rural: No ano safra de 2022/2023 com apoio técnico da EMATER, foi realizado o transporte de mais de 160 toneladas de calcário rural para agricultores familiares do município.
– Sinalização rural: A fim de gerar boa mobilidade, acessibilidade e proporcionar aos moradores e visitantes locais, uma melhor facilidade de deslocamento na zona rural, foram instaladas dezenas de placas indicativas, informativas que refletem diretamente no turismo local, segurança e mobilidade.
– Feira da agricultura e Feira Tô na Praça: Com o objetivo de movimentar o comércio local, incentivando a economia e a geração de renda, vem sendo realizada semanalmente na praça Maria Do Rosário (às quintas-feiras) e mensalmente na praça Coronel Durval de Barros as feiras que conta também com apresentação de artistas locais, comidas típicas e comércio variado.
– Cursos profissionalizantes: Uma preocupação constante no desenvolvimento rural é proporcionar meios para que os agricultores locais consigam melhorar a produção assim como ampliar seus horizontes de negócio juntamente com uma profissionalização de suas atividades. Pensando nisso diversos cursos relacionados ao meio agropecuário vêm sendo realizados constantemente, tais como operação de trator agrícola, operação e manutenção de trator agrícola e seus implementos, cria e recria de gado, inseminação assim como curso de operação e manutenção de ordenhadeira.
– II Torneio Leiteiro: Uma competição entre as fazendas como forma de incentivo aos produtores com o objetivo de buscar um melhoramento na produção de leite.
– Programa de desenvolvimento do Queijo Minas Artesanal: O queijo é sem sombra de dúvida um patrimônio mineiro e de grande sucesso no mercado e além de ser amplamente consumido em todas as suas variações é também um produto que carrega consigo histórias, tradições e muita cultura local. Pensando nisso, contando com total apoio da EMATER local, vem sendo realizados trabalhos com o intuito de incentivar projetos que ampliem a produção artesanal do queijo local, abrindo portas a novos mercados consumidores e valorizando a cultura local, além de se tornar um grande atrativo turístico.
– Produção agrícola de alimentos: O incentivo à produção agrícola local é algo constantemente trabalhado pelo setor, sendo uma das ferramentas utilizadas para melhorar a geração de renda, comercialização e valorização dos produtos da agricultura familiar com aquisição de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e EMATER é feito um acompanhamento junto aos produtores no intuito de incentivar, orientar e ampliar a produção local de alimentos, garantindo qualidade e segurança alimentar aos consumidores finais.
– Telefonia na zona rural: A ampliação do sinal de telefonia celular á algo que já vem sendo implantando no município, pois devido à topografia desfavorável a propagação do sinal atualmente é deficitária, não atendendo de forma satisfatória, principalmente se tratando das localidades rurais. Portanto já se encontra em plena execução o projeto de instalação de novas torres que ampliará substancialmente a propagação do sinal de telefonia do município.