Jovens Mineiros Sustentáveis
Escolas monlevadenses promovem atividades de conclusão do Projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis”.
As escolas municipais Israel Pinheiro (Emip) e Germin Loureiro de João Monlevade encerraram no início de dezembro as atividades relacionadas ao Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis. A proposta foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), através da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) e implantada nas escolas de João Monlevade pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis teve duração de um ano e, na prática, possibilitou a capacitação de educadores por meio da disponibilização de curso de Educação Ambiental, além de fornecer aos alunos atividades com temas relacionados ao consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.
Estiveram presentes na finalização do projeto ambiental o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT); o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos; a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues e educadores representantes das escolas.
Na oportunidade, Dr. Laércio elogiou os trabalhos desenvolvidos e ponderou sobre a importância da discussão de ações de sustentabilidade e meio ambiente em sala de aula. “Precisamos de mais projetos como este. Vemos em época de chuvas que a maior parte dos problemas de inundações é causada por nós, que deixamos lixo em locais inapropriados e descartamos incorretamente móveis e pneus que acabam entupindo a rede de drenagem”, contextualizou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração, a proposta ambiental incentiva os jovens alunos e educadores a busca de maneiras de preservação do meio ambiente. Já o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, destacou que o projeto se soma a outras ações desenvolvidas no município e que colocam João Monlevade em destaque no Estado como referência em cuidado ambiental.
Todos os alunos que participaram do Jovens Mineiros Sustentáveis receberam certificado. As escolas também foram contempladas com lixeiras para implantação da coleta seletiva.