Tesourinha, uma conhecida viajante

Texto e fotos: Por João Sérgio

Caros amigos leitores, esse mês nossa coluna vai falar de um passarinho que todos conhecem, a tesourinha (Tyrannus savana).

Graças ao seu espetacular rabo em forma de tesoura e por ser comum em áreas abertas, muita gente já deve ter se deparado com a tesourinha alguma vez.

Esse valente passarinho encara desde rapinantes que ameacem seus ninhos, atacando-os em longos voos, até viagens de milhares de quilômetros.

Todo ano, na primavera, as tesourinhas se congregam em enormes bandos que podem chegar a centenas! Elas migram do norte rumo ao sul do nosso continente para se reproduzirem, retornando aos ares sempre quentes da linha do Equador, onde passam o inverno. Elas gostam mesmo são dos insetos que proliferam no calor.

A tesourinha pode ser encontrada em todos municípios da nossa bacia, sempre na primavera e verão.

Se você ainda não a reparou, aproveite a época, elas estão por aí e provavelmente com filhotes, que ainda não possuem a longa cauda que dá nome à espécie. Preste um pouco mais de atenção ao seu redor, principalmente se estiver passando por uma estrada de terra ou se estiver numa área rural, e terá boas chances de encontrar esse fantástico passarinho.

tp

Related post