Estado intensifica fiscalização de barragens
Período com maior concentração de chuvas ocorre entre os meses de novembro e fevereiro e a Bacia do Piracicaba conta com algumas barragens em níveis de alerta.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) concluiu, no dia 21 de outubro, a 4ª edição da Operação Especial Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens. A ação conjunta do Governo do Estado promoveu, de 17 a 21, vistorias em 15 barragens de rejeitos e cinco estruturas de contenção à jusante localizadas em 11 municípios. O objetivo foi verificar o estado de conservação, segurança e estabilidade das estruturas para o próximo período chuvoso.
Além dos fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e representantes do Núcleo de Gestão de Barragens (Nubar), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a operação preventiva contou também com a participação da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs).
Ao longo dos cinco dias de operação, quatro equipes multidisciplinares formadas por representantes de todos os órgãos envolvidos na ação, realizaram diligências nos municípios de Barão de Cocais, Brumadinho, Congonhas, Igarapé, Itabira, Itabirito, Itatiaiuçu, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto e Sabará.
Crédito Fotos (barragens): Feam / Divulgação