Soluções de engenharia para evitar tragédias
Soluções de engenharia para evitar tragédias no período chuvoso.
No início de cada ano no Brasil, com as chuvas de verão, infelizmente é muito comum vermos tragédias relacionadas ao período. Só em 2022, cidades como Petrópolis (RJ), Franco da Rocha (SP), Rolim de Moura (RO), Inconfidentes (MG) e diversos municípios na Bahia já sofreram as consequências deste problema.
As causas
Em primeiro lugar, é preciso entender a origem do problema que na maioria das vezes estão relacionadas com as ocupações irregulares em áreas de encosta e às margens dos cursos dágua onde deveriam haver vegetação e matas ciliares.
A falta de preservação ambiental dos rios assim como os locais onde o lixo é descartado, assim como a falta de saneamento são outros fatores graves que acabam por potencializar as tragédias. Com essa degradação, em caso de eventos com chuvas em grandes volumes, acontece a inundação muito maior do que em condições normais. No caso das encostas que além de serem ocupadas irregularmente, recebem um acumulo de lixo, provocando o movimento de massa e deslizamento de terra.
Nesse caso das ocupações irregulares, o poder público é permissivo e deixa que as pessoas ocupem áreas que não podem ser habitadas, na maioria das vezes regiões com grandes declives e áreas de inundação do próprio rio e no final a conta cai no bolso do contribuinte.
A falta de planejamento urbano e a ocupação irregular, portanto, são a causa das tragédias.
A engenharia pode oferecer algumas soluções que auxiliam no combate às enchentes. Confira quais são:
Projetos de macrodrenagem
Conforme vão crescendo toda cidade deveria ter no mínimo um projeto básico de macrodrenagem.
O que acontece hoje é que cada vez mais vão se construindo bairros e loteamentos de forma desordenada e, consequentemente, há aumento da área impermeabilizada. Quando chega a temporada das chuvas, a água que cai não é mais absorvida pelo solo e ela vai se acumulando, as enxurradas vão aumentando de volume e velocidade, os bueiros, além de tomados por lixo descartados irregularmente pela população, não foram dimensionados adequadamente e não são mais suficientes para a vazão d’água, aí tem início aos desastres.
Diante a situação é necessário responsabilidade, ousadia e empenho do poder público para investir em projetos como construção de estruturas capazes de reduzir o impacto das chuvas, como piscinões e praças drenantes. Escadas hidráulicas, que direcionam a água e diminuem a velocidade da queda também são obras importantes para reduzir a força das águas.
Desassoreamento dos rios
Quando um rio apresenta assoreamento, é por conta de algum desequilíbrio, portanto é importante identificar as causas e iniciar um trabalho nestas para depois atuar na limpeza do leito destes cursos dágua, pois senão seria enxugar gelo, pois teria que fazer sempre esse processo.
Para desenvolver esse projeto é necessário promover um estudo que demanda a participação de profissionais de geografia, topografia, hidrologia, meteorologia, entre outros.
Aumento de área verde
Uma das principais causas das enchentes passa pela impermeabilização das cidades – cada vez mais fica difícil ter solos que absorvam a água de chuva. Portanto, uma das soluções mais práticas é a preservação das áreas verdes e, caso não exista na cidade, a implantação delas.
Reflorestamento de áreas verdes são soluções perfeitas, já que as árvores são as melhores aliadas na contenção das águas.
Pavimentos permeáveis
São práticas que deveriam ser adotadas nos novos loteamentos, já que a maioria das cidades já se encontram com suas ruas e avenidas consolidadas.
Reservatórios ou caixas de retenção
Esta solução apontada consiste em caixas de retenção dentro de condomínios ou mesmo em quintais.
Captação e aproveitamento de água de chuva
O poder público poderia incentivar a população a usar bombonas para aproveitar a água da chuva que, ao fazer uma filtragem simples, além de ajudar a diminuir o volume naquele momento, caso seja implementada em escala, o morador ainda economiza na conta de água.
Praças inundáveis
Uma solução que pode auxiliar no combate às enchentes são as praças inundáveis ou “water Squares”. São áreas projetadas para funcionar como um reservatório d’água durante as chuvas. É como se fosse um anfiteatro baixinho, que pode ter campo de esporte ou de lazer. Este espaço retém a água e, posteriormente, vai drenando-a para as cisternas, de maneira a esvaziar na meia hora seguinte depois que parou a chuva. Ela segura um pouco a água, não jogando dentro da rede de captação de macrodrenagem diretamente.
Ações conjuntas
Para a efetividade de redução do impacto das chuvas nas áreas urbanas é necessário porém que as obras de engenharia façam parte de um conjunto de ações, ou seja, planejamento urbano não permitindo a ocupação de encostas e à beira de cursos dágua e uma campanha de educação ambiental eficiente para descarte adequado do lixo, preservação dos rios e conservação da mata ciliar.
Sem a conscientização desses problemas, não acontecerá avanços, pois a solução dessa questão vai além da engenharia e passa principalmente pela gestão pública.