Orientações da Defesa Civil devem ser respeitadas
Uma das atitudes mais saudáveis e responsáveis que o cidadão deve tomar é obedecer e seguir as orientações da Defesa Civil de sua cidade.
O “Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil” é o responsável por coordenar as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação das comunidades e áreas atingidas por desastres, no âmbito dos territórios do município.
Eles deverão estar preparados para trabalhar na prevenção em eminentes situações de risco e atender a população em casos de calamidades.
Para que a Defesa Civil consiga desenvolver seu trabalho com eficiência é necessário que as prefeituras ofereçam suporte compatível com as situações e que a população atenda às recomendações e comunicados dela diante as ocorrências.
Perdas evitáveis
Um exemplo de falta de participação da população e que levou a grandes perdas aconteceu durante as cheias do Rio Piracicaba em João Monlevade.
De posse das informações meteorológicas e hidrológicas, a Defesa Civil da cidade, conhecendo todas as áreas de risco, emitiu alerta aos moradores dessas áreas com antecedência maior que 24 horas e posteriormente insistiu que todos retirassem, ordenadamente, seus pertences e saíssem de suas casas. Entretanto, após muito trabalho, incluindo com a participação do prefeito Dr. Láercio Ribeiro e do vice-prefeito Fabrício Lopes, que também orientaram os moradores, estes resistiram e, ao final, o rio subiu e a maioria tiveram grandes perdas.
Como a previsão é de que os eventos climáticos se agravem, é preciso que haja colaboração da população para que haja o mínimo de perda possível em caso de calamidades.
Geralmente a Defesa Civil de cada cidade tem um telefone específico para contato. O geral – para a Defesa Civil Estadual é o 199 e o Corpo de Bombeiros é o 193.