Prandini cria projeto para conscientização contra queimadas
Câmara aprova projeto de conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas . De iniciativa do vereador Gustavo Prandini, proposta prevê campanhas educativas no município.
Na reunião ordinária do dia 19 de outubro, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou em primeiro turno o Projeto de lei nº 1.300/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB), que inclui no Calendário Oficial da cidade, um mês para conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas no município de João Monlevade. Inicialmente seria setembro, mas devido o início da temporada das secas, o mês está sendo alterado para maio.
A proposta é para que sejam realizadas campanhas educativas nas escolas, sobre o perigo das queimadas e suas consequências para a saúde das pessoas, o comprometimento do meio ambiente e o risco da extinção de espécies vegetais e animais. Além disso, a matéria prevê a orientação aos servidores e prestadores de serviços da Administração Municipal sobre a proibição de colocar fogo em terrenos, áreas públicas e nos materiais resultantes de limpeza realizada, entre outras ações.
De acordo com Prandini, o projeto tem como objetivo conscientizar a população acerca dos malefícios das queimadas para a saúde e meio ambiente. Ainda segundo o parlamentar, já existe uma lei que configura como crime a prática de queimada. “Apenas a positivação da lei não é suficiente. Exemplo disso é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente contabilizou, apenas entre janeiro e agosto deste ano, 52 notificações de queimadas”.