Rabo-branco-de-garganta-rajada: um beija-flor florestal
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- tp
- 30/09/2022
- 0
- 1143
- 6 minutos
Texto e fotos: João Sérgio
O rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome) é um dos nossos maiores beija-flores (16 cm de comprimento) e vive na Mata Atlântica, do sul da Bahia ao limite austral desse bioma (Missiones, Argentina).
Na nossa bacia há registros para os municípios de Catas Altas, Ouro Preto, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara (fonte Wikiaves).
É uma espécie que habita regiões montanhosas e florestadas, ou seja, depende da floresta e da montanha pra sobreviver. O desmatamento e a mineração impactam fortemente sua população, o que ajuda a explicar sua ausência em outros municípios da bacia.
Há um congênere, o rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei), que ocorre em áreas semi-abertas, inclusive em cidades. Então o leitor interessado na observação de aves, ao identificar as espécies, deve ficar atento para não confundi-las, pois são bastante parecidas. Atente-se para a cor canela (que dá nome a espécie) na garganta, partes inferiores e coberteiras superiores da cauda. Outra dica é que dificilmente você verá a estrela de nossa coluna desse mês distante de alguma mata preservada, já o seu “primo” mais comum, o acanelado, pode ser encontrado em jardins, sítios e até em cidades, como já dissemos.
Ambos são belíssimos e interessantíssimos de se observar, principalmente quando pairam no ar para se alimentar, momento em que sua cauda margeada de branco pode ser vista formando um belo desenho.
Outro fato interessante é que o rabo-branco-de-garganta-rajada (assim como outras espécies de beija-flor), além do nectar das flores, alimenta-se de insetos e pequenos artrópodes, e seus filhotes também possuem essa alimentação carnívora, suprindo assim demanda proteica, vital para o crescimento.
Bem pessoal, hoje conhecemos então mais uma sensacional ave que necessita de nossa ajuda para sobreviver.
Somos a única espécie capaz de destruir ou recuperar a Natureza com as nossas escolhas.
De qual lado você está?