Expedição Piracicaba: A jornada pela vida do rio continua

Mobilização para segunda fase do trabalho foi iniciada e 20 cidades da bacia serão visitadas

O CBH Piracicaba e o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio já iniciaram os preparativos para dar sequência à jornada pela vida do rio.

Entre os dias 19 e 26 de novembro, a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, percorrerá, mais uma vez, o rio, da nascente em Ouro Preto até sua foz em Ipatinga. Nessa nova empreitada acontece a apresentação dos resultados de todo trabalho realizado anteriormente, na primeira fase.

Junto à Expedição estará a UNIFEI – Mestrado Profágua, responsável pela Coordenação Técnica Científica e que elaborou um diagnóstico da bacia do Piracicaba. Além de todo trabalho realizado pela UNIFEI, mais dois, inéditos realizados na Bacia, farão parte desse diagnóstico; o estudo dos microcontaminantes presentes na bacia, desenvolvido pela UFOP e um atlas atualizado com foco nas questões hídricas, desenvolvida pelo CDTN-BH.

Mobilização e Seminário das Águas

Mais uma vez o projeto promoverá uma mobilização social em toda bacia, onde estará sendo realizado em todas as cidades o “Seminário das Águas”.

Nos seminários, que terão duração de duas horas – estarão sendo exibidos exposição fotográfica, com imagens selecionadas de toda expedição, cidade por cidade, filme documentário, entrega do livro-relatório técnico científico com a descrição dos trabalhos e conclusões da equipe técnica, apresentação dos professores acerca da situação da bacia e debate.

Pré-mobilização e apoio

A partir do dia 10 de outubro terá início os trabalhos de pré-mobilização, quando a coordenação da Expedição estará agendando visitas aos municípios da bacia objetivando envolver o executivo municipal nos preparativos para receberem o evento.

Na oportunidade serão contatados prefeitos e secretários municipais quando serão demonstrado aos mesmos a necessidade urgente de envolvimento de toda sociedade em prol da recuperação da bacia.

A organização espera, assim como em 2019, poder contar com o apoio total de todos, quando as cidade promoveram verdadeiras festas ambientais para receber a Expedição.

Cereja do bolo

Para brindar o sucesso da Expedição, está em fase de conclusão o livro técnico-científico que trará, dentre uma infinidade de informações, um verdadeiro Raio X da Bacia, uma parte lúdica, relatando a visão de antigos exploradores quando em suas viagens por essa região.

O livro contará com 13 capítulos – 1 – A Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba; 2 – As Expedições no Rio Piracicaba – Expedição Piracicaba 300 Anos Depois; 3 – Expedição Piracicaba – Pela vida do Rio – Diário de Bordo; 4 – Histórico da Ocupação da Bacia; 5 – Uso e Ocupação do solo; 6 – Atividade Socioeconômicas; 7 – A Vazão dos rios; 8 – Qualidades das águas dos rios; 9 – Microcontaminantes; 10 – Águas Subterrâneas; 11 – Análises Geoespaciais; 12- Síntese das condições da bacia e 13 – Conclusões.

A Expedição Piracicaba
De Ouro Preta a Ipatinga, em 11 dias, por água e por terra

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba (CBH Piracicaba) e o jornal Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio sob coordenação técnica da UNIFEI- Profágua – Itabira, realizaram entre os dias 26 de maio e 5 de junho de 2019, a EXPEDIÇÃO PIRACICABA – PELA VIDA DO RIO, que percorrendo o rio, da nascente em Ouro Preto até sua foz em Ipatinga.
A Expedição teve como objetivo principal a elaboração de um diagnóstico atualizado da bacia do Piracicaba além de promover uma mobilização social nas 21 cidades da bacia.

O trecho de abrangência da ação, além de focar no rio em si, cobriu também a região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para toda a bacia e seus mais de 1 milhão de habitantes e que abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região, como a RPPN Caraça e o Parque Nacional Serra do Gandarela.

tp

Related post