Expedição percorrerá novamente as cidades que compõem a bacia
Todas as cidades receberão mais uma vez a Expedição e serão agraciadas com a realização do “Seminário Pelas Águas”
As equipes formadas por profissionais da área ambiental e social, professores, engenheiros ambientais, sanitaristas, florestal, biólogos, químicos, geólogos, cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas, entre outros profissionais, percorrerão, mais uma vez, os 21 municípios que compõem a bacia, desta vez apresentando os resultados do trabalho realizado em 2019.
Diferente da Expedição de 2019, quando as equipes ficaram 11 dias percorrendo a bacia, visitando dois municípios por dia, nesse novo formato, com a realização de seminários, quando serão visitados em média três municípios por dia, demandará oito dias de interação com as comunidades.
A coordenação estará promovendo uma pré-mobilização onde serão apresentados aos municípios o modelo proposto: “Seminário Pelas Águas”.
O trabalho se dará em parceria com os municípios junto aos poderes executivos e legislativos e através da mobilização das escolas, órgãos públicos, ONGs e iniciativa privada.
Nos seminários serão apresentados os produtos da Expedição 2019 e acontecerá também uma verdadeira aula sobre a necessidade urgente da preservação dos recursos hídricos da bacia.
Roteiro e Detalhamento das Atividades
O roteiro proposto, conforme segue, deverá ser debatido, retificado ou ratificado durante a pré-mobilização junto aos representantes legais dos municípios e instituições envolvidas.
Roteiro detalhado (previsto)
1º dia – 19 de novembro (sábado) – Mariana
Mariana, primeira cidade e primeira capital de Minas, será mais uma vez o ponto de encontro e concentração dos membros da Expedição.
Esse ano a proposta é que os membros da Expedição se concentrem um dia antes da partida, onde poderá acontecer o primeiro “Seminário Pelas Águas” e logo após uma confraternização junto a parceiros e apoiadores e ainda acontecer os preparativos para jornada. Local: A definir.
2º dia – 20 de novembro (domingo) Mariana / São Bartolomeu – Ouro Preto
09h: Evento de abertura oficial da Expedição, com ações de mobilização social na Praça Gomes Freire, em Mariana, envolvendo o CBH Piracicaba, a prefeitura e instituições locais. Participação de todos os atores da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, entre participantes, patrocinadores e apoiadores. Em seguida Expedição para São Bartolomeu onde acontecerá a visita ao Marco Zero – nascente do Piracicaba, que fica localizado a cerca de 1.700 metros de altitude, onde acontecerá uma solenidade de instalação de um totem demarcando o nascedouro do rio.
Pernoite em Catas Altas – Morro DÁgua Quente.
3º dia – 21 de novembro (segunda-feira) – Mariana – Santa Rita Durão / Alvinópolis – Fonseca / Catas Altas
09h: Santa Rita Durão – Exposição de fotos, exibição do filme documentário e entrega do Livro Técnico e Diário de Bordo da Expedição Piracicaba. Local: a definir.
14h: Fonseca. Mobilização e realização de palestra, exposição de fotos, exibição do filme documentário e entrega do Livro Técnico e Diário de Bordo da Expedição Piracicaba. Local: a definir.
19h: Catas Altas. Mobilização e realização do 2º “Seminário Pelas Águas” com exposição de fotos, exibição do filme documentário, entrega do Livro Técnico e Diário de Bordo da Expedição Piracicaba e explanação sobre a situação da bacia e os desafios para sua revitalização pelos pesquisadores que compõem a Expedição. Local: Ecuca.
Pernoite em Catas Altas.
4º dia – 22 de novembro (terça-feira) – Seminário Coletivo Santa Bárbara e Barão de Cocais no Santuário do Caraça. Bom Jesus do Amparo / Itabira.
09h: Como ocorrido na Expedição 2019, repetir o encontro coletivo. Realização do 3º “Seminário Pelas Águas” com destaque sobre a importância da Serra do Caraça para toda bacia do Piracicaba. Local – Espaço do Antigo Colégio do Caraça.
15h: Mobilização em Bom Jesus do Amparo e realização de palestra, exposição de fotos, exibição do filme documentário e entrega do Livro Técnico e Diário de Bordo da Expedição Piracicaba. Local do encontro a definir.
19h: Mobilização em Itabira – Realização do 4º “Seminário Pelas Águas” com participação ampliada da UNIFEI – Itabira.
Pernoite em Itabira.
5º dia – 23 de novembro (quarta-feira) – São Gonçalo do Rio Abaixo / Rio Piracicaba / João Monlevade
09h: Mobilização em São Gonçalo, cidade onde o Rio Uma se encontra com o Rio Santa Bárbara – Realização do 5º “Seminário Pelas Águas”. Destaque sobre importância da Reserva de Peti para a Bacia do Piracicaba.
15h: Mobilização em Rio Piracicaba, cidade homônima ao rio – Realização do 6º “Seminário Pelas Águas”.
19h: Mobilização em João Monlevade, atualmente cidade que vem trabalhando para implantar sistemas de tratamento de esgoto, já que é o município que mais poluiu a bacia com esgotamento sanitário – Realização do 7º “Seminário Pelas Águas”. Pernoite em João Monlevade.
6º dia – 24 de novembro (quinta-feira) – Bela Vista de Minas / São Domingos do Prata / Nova Era
09h – Mobilização em Bela Vista de Minas – Realização do 8º “Seminário Pelas Águas” com destaque para a importância da localidade de Capela Branca, onde o rio Santa Bárbara desagua no Piracicaba.
14h – Mobilização em São Domingos do Prata – Realização do 9º “Seminário Pelas Águas”. Destaque da importância da revitalização do Rio do Prata.
19h – Mobilização em Nova Era. Cidade onde acontecem o encontro de dois rios afluentes do Piracicaba – Rio do Peixe e Rio do Prata. Realização do 10º “Seminário Pelas Águas”. Pernoite em Nova Era.
7º dia – 25 de novembro (sexta-feira) – Antônio Dias / Jaguaraçu / Marliéria PERD
09h – Mobilização em Antônio Dias e realização do 10º “Seminário Pelas Águas”.
15h – Mobilização em Jaguaraçu e realização do 11º “Seminário Pelas Águas”.
19h – Mobilização em Marliéria /Perd e realização do 12º “Seminário Pelas Águas” com destaque da importância do PERD para a bacia. Pernoite no PERD
8º dia – 26 de novembro (sábado) – Seminário coletivo fechando a Expedição: Timóteo / Coronel Fabriciano / Ipatinga / Santana do Paraíso
09h – Mobilização em Timóteo e Coronel Fabriciano e realização do 14º “Seminário Pelas Águas”.
15h – Mobilização em Santana do Paraíso e Ipatinga. Realização de grande encontro encerrando o projeto “Pela Vida do Rio”. Realização do 15º “Seminário Pelas Águas” em Ipatinga.