Simulado de rompimento de barragem
Vale e Defesas Civis realizam simulado de emergência em Rio Piracicaba. Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS de cinco estruturas da Mina Água Limpa.
A Vale, juntamente com as Defesas Civis municipais, realizará neste sábado (21/5), às 15h, simulado prático de emergência em Rio Piracicaba e Santa Bárbara, com a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Diogo, Monjolo, Porteirinha e Elefante e do empilhamento drenado – ED Vale das Cobras, da Mina Água Limpa. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 5 mil pessoas. No horário do simulado, elas serão avisadas por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.
O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em algumas vias (detalhamento abaixo).
Toque de sirenes avisará os participantes do início do simulado
Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Diogo, Monjolo e Elefante e o empilhamento drenado – ED Vale das Cobras continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Porteirinha permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.
Vias que serão interditadas temporariamente durante o simulado:
• MG-123, acesso de Rio Piracicaba a João Monlevade, em frente ao ponto de ônibus;
• MG-123, acesso de Rio Piracicaba a Alvinópolis, próximo ao acesso à comunidade do Vilela;
• Morro Agudo, acesso vicinal de João Monlevade a Rio Piracicaba;
• Via de acesso à comunidade do Jorge – Ponte Saraiva, na zona rural de Rio Piracicaba;
• Estrada de acesso para Itajuru com rua Aires Quaresma, acesso às comunidade de Bicas e Itajuru;
• Estrada de acesso à comunidade de Ponte Novinha, próximo à igreja, na zona rural de Rio Piracicaba;
• Próximo à linha férrea, próximo a comunidade de Cachoeirinha, na zona rural de Santa Bárbara