Dia da Água é comemorado em Rio Piracicaba
Secretária de Meio Ambiente e Agricultura com apoio do Escritório Local da Emater Minas realizaram “Dia de campo sobre Barraginhas”
No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a prefeitura de Rio Piracicaba, para comemorar a data, mais do que festa, promoveu ações que efetivamente retornam positivamente para o meio ambiente. Para tanto a administração, junto à Emater promoveu um “Dia de Campo” sobre construção de bacias de captação de águas da chuva (Barraginhas).
O evento aconteceu na na Fazenda Preservar dos produtores Eri Couto Aranda e sua esposa Maria de Fátima Almeida Aranda na localidade do Fidalgo.
O objetivo das Barraginhas é captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica. A elevação do lençol freático aumenta a disponibilidade de água nas cisternas, propicia o umedecimento das baixadas e até o surgimento de minadouros. Isso ajuda a amenizar os efeitos das estiagens e viabiliza a sustentação de lagos para criação de peixes e o cultivo de hortas, lavouras e pomares.
A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Rio Piracicaba Augusto Henrique Silva e da Vice-Prefeita Aparecida Araújo. Logo em seguida foi proferida palestras pelo Chefe de Setor Rural da Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, o engenheiro agrônomo João Victor Canazart e pelo engenheiro agrônomo da Emater do Escritório Local de Rio Piracicaba, Gustavo Caldeira Victer Barbosa, sobre detalhes da construção e os benefícios das barraginhas. Logo após a palestra foi feita a demonstração prática da construção e a visita em uma outra já construída na propriedade.
O evento contou com a participação de mais de 20 produtores rurais de Rio Piracicaba, além da presença do prefeito de Dom Silvério José Bráulio e também de funcionários municipais do setor de obras daquele município.