Chuvas são pauta principal na primeira reunião ordinária

Câmara Municipal de São Gonçalo

Chuvas e enchentes são pauta principal na primeira reunião ordinária de 2022

As fortes chuvas e as inundações que assolaram a cidade no início de janeiro foram o assunto predominante na sessão realizada no dia 20 de janeiro quando aconteceu a primeira reunião ordinária dos vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo neste ano.

Inicialmente, o Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), fez a leitura da nota de esclarecimento aos cidadãos são-gonçalenses, sobre as inundações do Rio Santa Bárbara ocorridas em meado de janeiro.

A nota apresentada é de autoria do professor Dr. Bráulio Magalhães Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coordenador do projeto de revisão do Plano Diretor de São Gonçalo.

Na correspondência, o professor manifestou a sua solidariedade à população e explicou alguns assuntos relacionados às cheias, como o fenômeno natural La Niña, que provoca fortes chuvas intensas na região Sudeste do Brasil.

Para reduzir os impactos dos eventos climáticos no município, o professor esclarece que o Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), e sua equipe iniciarão um estudo hidrológico, para a realização de ações imediatas e obras relacionadas ao trecho do Rio Santa Bárbara na área urbana central de São Gonçalo do Rio Abaixo, além de já estar avaliando os danos causados pela enchente, a fim de tratar a possiblidade de algum tipo de benefício à população.
Na tribuna, os vereadores falaram também, em geral, sobre as fortes chuvas e as inundações do Rio Santa Bárbara, solicitando ao Executivo a criação de um auxílio aos habitantes que foram impactados pela enchente, mais incentivos que promovam melhorias à Defesa Civil, e ações que possam prevenir futuramente esse tipo de desastre.

Cemig, Peti e cheias do Santa Bárbara

Também foi abordado o pedido de uma audiência pública junto ao Executivo e à Cemig, a fim de debater soluções com relação às cheias do Rio Santa Bárbara.

O presidente da Casa, vereador Diego Ribeiro (PDT), e o líder de governo, vereador Gladston Marcelo de Castro (PDT), esclareceram que estão em conversa com o Executivo, para definir ações preventivas a inundações, além da elaboração de um auxílio para minimizar os impactos, a fim de que a população possa se reerguer no menor tempo possível. Além disso, os vereadores agradeceram e parabenizaram o trabalho prestado pela equipe da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da população que se voluntariou a ajudar e dos demais envolvidos na evacuação e no resgate da população durante as inundações.

Solidariedade

Na ocasião, os vereadores expressaram os seus sinceros e respeitosos sentimentos e solidariedade às famílias que perderam os seus entes queridos nos últimos dias, sendo eles a Ana Clara, a Raíssa, o Rafael, a Rosa, a Joyce e o Taquinho. A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo presta solidariedade a seus familiares e amigos.

Entre as indicações, os vereadores solicitam ao Executivo Municipal ações relacionadas à enchente que assolou a cidade no início do mês, como assistência à população afetada, reparos dos danos e procedimentos de prevenção a eventuais calamidades.

O Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), requer o auxílio financeiro aos atingidos pela enchente, enquanto o Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), solicita a criação de um fundo para desastres naturais. Além disso, o vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB) pede que o Executivo isente a cobrança do IPTU de 2022 e os gastos da energia elétrica das residências afetadas. Já o vereador Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca-PDT) indica a instalação de caixa coletora nos bueiros da região central do município, enquanto o vereador Gladston Marcelo de Castro (PDT) requer a manutenção, reparo imediato e avaliação técnica acerca da segurança e do estado da ponte central da cidade.

Homenagem à Defesa Civil

Durante a sessão, foi feita a leitura da Moção de Aplausos nº 01/2022, de autoria do vereador Diego José Ribeiro (PDT), em homenagem à equipe da Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo, que apresentou um grande empenho,
dedicação e bravura ao servir à população durante as chuvas e as inundações. São felicitados os profissionais Jean Joseph Martins de Lima, Messiana Bicalho Souza, Brenner Júlio Silva, Marcos Antônio Rodrigues, Breno Vinícius Bicalho Leite, Marcílio Geraldo Torres, Mirlene Cristina Soares e Elizette da Conceição Honório. Em única discussão e votação, a moção foi aprovada por unanimidade e deve ser entregue aos homenageados na próxima reunião ordinária.

tp

Related post