Rio Piracicaba debaixo dágua, precisa de ajuda

Rio Piracicaba é um dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que atingem o estado o que levou o executivo a decretar estado de emergência.

Diante da grave situação, a gestão municipal decretou estado de emergência no domingo. Há registros de deslizamento de barrancos, interdição de casas, quedas de árvores, estradas sem condições de trânsito e pessoas ilhadas.

Segundo moradores, a cheia do Piracicaba ultrapassou a de 1979, até então a maior: “Dessa vez foi muito maior, situação desesperadora”, relatam.

A rodovia que atende a cidade também sofreu com as chuvas e o motorista deve ter atenção redobrada ao transitar na MG-123, na entrada de Rio Piracicaba, pois apenas uma via está sendo utilizada.

Em nota oficial, a Defesa Civil disse que os moradores que estão em locais sem risco, devem evitar sair de suas casas. “O trânsito de pessoas nas ruas sem necessidade está dificultando as operações de resgate por parte da Polícia Civil, da Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, alertou o órgão.

Ainda em alerta

O nível das águas do Piracicaba vem baixando desde a madrugada dessa segunda-feira, 10, mas muito lentamente, o que mantêm dezenas de famílias ilhadas.
Apesar da redução do nível do rio, as autoridades pedem que a população mantenha-se em alerta, pois as previsões de chuvas permanecem preocupantes.

Ajuda

As famílias vítimas da enchente precisam de ajuda. Além da perda de bens materiais, muitos moradores estão sem água até para beber. Voluntários e integrantes do serviço social local estão solicitando a quem possa doar material de limpeza, de higiene pessoal. Também são solicitados móveis como camas, colchões e roupas de cama. Segundo a Prefeitura, as doações podem ser deixadas na Igreja do Rosário para serem entregues às famílias.

Grande parte da cidade ainda permanece alagada, como parte do bairro Praia, a região da rodoviária, bairro Louis Ensch (Samitri), bairro de Bicas e algumas ruas do centro da cidade .

Segundo informações o rio atingiu, na noite de domingo, 9, 8,57 metros de altura, o maior registro da história.

tp

Related post