Transformando uma cidade

Uma cidade em franca transformação sendo preparada para um futuro que já chegou.

Foco, conhecimento, fé, sabedoria, planejamento e propósito – ingredientes vitais da fórmula, que nunca foi secreta e que sempre deu certo.

O jovem prefeito rio-piracicabense, Augusto Henrique Silva, tem mostrado a que veio. Longe de aventureiro, como servidor público ao longo dos últimos anos percebeu que era possível transformar e, ainda como Secretário de Meio Ambiente no último mandato do então prefeito Antônio José Cota, iniciou esse processo.

Quem não se lembra de um caminho empoeirado que servia à Estação Ferroviária, onde os viajantes passavam e pelas janelas dos vagões imaginam a cidade diante aquele “cartão de visitas”.

Pois o então secretário Augusto com foco e determinação, mesmo diante a negativas da empresa Vale, foi lá e fez – transformando no que é hoje a via mais bela da idade.

Assim como o acesso paralelo à ferrovia virou “Alameda da Estação”, sonhos vão se transformando em projetos, tornando realidade e a cidade vai tomando um novo rumo.

Assim como a “Alameda da Estação” o paisagismo da Praça da Matriz em frente ao Paço Municipal ganhou novos ares com Augusto, afinal, Rio Piracicaba é “Cidade Jardim”, como canta seu hino.

Não é nada solto, tudo vai se conectando – planejamento tem fundamento e para isso o prefeito, também engenheiro ambiental, se preparou.

Uma nova ponte da área central da cidade vai tomando forma e seu aspecto de origem, em arco, que remonta ao século passado vai ser resgatado; o estacionamento, um problema crônico para a rua comercial da idade – Duque de Caxias, ganha solução, se transformando em via de acesso para um outro projeto – a Rua Beira Rio, que também se transforma em um novo espaço comercial e se conecta com a nova ponte.

Atravessaremos a nova ponte e vem revitalização da Praça Maria do Rosário. Muita calma nessa hora, isso ai ainda é surpresa, mas já não é surpresa a revitalização da “Barraquinha da Codorna” que recebeu sua última grande intervenção há mais de 35 anos e agora também se transforma no “Centro de Eventos Educacionais”, espaço de lazer, entretenimento, estudos, encontros – com a qualidade que a cidade merece.

Ainda na sede do município mais transformações – com a revitalização do Mirante São Miguel e construção de complexo esportivo quadra do bairro Estiva, que fica sobre o centro da cidade que também ganhará o “Ambiente Mirante Café”, em um local que a população sempre utilizou como ponto de observação da cidade, a “Torre”.
O espaço se transformará em um complexo de visitação e contemplação. Sonho de muitos.

Mas essa transformação passa também pela área que mais necessita de investimentos – A educação.

Escolas municipais do município ganham projetos que levarão as crianças e adolescentes não querem faltar um dia de aula sequer.

Novas estruturas foram projetadas para as Escolas Municipais do Córrego São Miguel, Murilo Garcia Moreira (Samitri) e Bernardo Ferreira Guimarães (Caxambu).

Isso estamos falando apenas de projetos estruturantes no meio físico, sem contar um mundo de ações organizacionais. Isso tudo em 12 meses a se completar.

Ebulição é pouco para o movimento que se forma na cidade, há muito adormecida e focada no “feijão com arroz” que uma única atividade econômica oferece e que alimentava bem apenas parte da população.

A cidade merece mais ingredientes nessa refeição, independente dos complementos, sejam filés ou as delícias dos tradicionais “orapronobis” com costelinha de porco.

A cidade se transforma e essa transformação é para que todos comam bem, que assim seja.

tp

Related post