SEMMA de João Monlevade intensifica ações

Desde o início do ano, a administração Laércio Ribeiro vem dando atenção especial às ações ambientais no município.
Para incrementar a pasta, o prefeito solicitou que fosse seguido critérios técnicos para que fossem preenchidas as vagas dentro do organograma da secretaria, sendo para tanto conduzido ao cargo de secretário um engenheiro ambiental, ocupado hoje por Samuel Domingos. A Secretaria conta ainda com mais três engenheiros ambiental, técnicos em meio ambiente e especialistas na área.

Com o novo quadro de profissionais, a secretaria, que, apesar de ainda estar se adequando à uma nova realidade, vem intensificando suas ações na busca de um meio ambiente mais equilibrado para a cidade, conforme segue:

Treinamento

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fiscais de posturas da Prefeitura de João Monlevade participaram de um treinamento neste mês de novembro. As atividades foram realizadas no auditório Leonardo Diniz, sob coordenação do tenente da Polícia Militar do Meio Ambiente, José Flávio da Silva.

O encontro teve como objetivo discutir situações do cotidiano do setor e servirá para melhoria da fiscalização. É o que explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva.

Para o fiscal de posturas da Prefeitura, Vanderlei Prudêncio dos Reis, a iniciativa foi bastante positiva e vai ajudar muito a equipe nas demandas externas.

Reciclagens e coletas especiais

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias que já não são mais úteis podem ser descartadas de forma correta em ecoponto instalado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade. A ação é uma parceria com a empresa Green Eletron, que promove a gestão da logística reversa desses materiais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, explica que pilhas e baterias não devem ser descartadas junto ao lixo doméstico, pois podem causar contaminação. “Os materiais possuem substâncias químicas tóxicas que em contato com a natureza podem contaminar rios, córregos, solo e o lençol freático, causando sérios problemas de saúde nas pessoas e animais”, enfatizou Samuel.

Para eliminar este material de maneira adequada, evitando sua exposição ao meio ambiente e danos à saúde das pessoas, quem tiver pilhas e baterias em casa pode levar os materiais à Secretaria de Meio Ambiente.

Lâmpadas

A Secretaria de Meio Ambiente também recolhe lâmpadas queimadas fluorescentes de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista. O ponto de coleta também fica no órgão. Se o descarte das lâmpadas queimadas for feito corretamente, todos os componentes podem ser reaproveitáveis. O vidro e pó fosfórico são utilizados na fabricação de cerâmica e vitrificação de azulejos. Já os componentes metálicos são encaminhados para a indústria de fundição e automotiva e os plásticos são granulados e revendidos para diversos segmentos industriais.

Cartelas de remédios vazias

Há dois meses, parceria com o Lions Clube Monlevade Centro e Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), é desenvolvida uma campanha de conscientização para arrecadação de cartelas de remédio vazias.

A intenção é recolher o material para a compra de cadeiras de rodas. É necessário uma tonelada de cartelas para cada cadeira e, até o momento, a doação soma 300 quilos.

Os interessados em participar da arrecadação das cartelas podem entregar as blísters na Secretaria de Meio Ambiente. Também há ponto de arrecadação na sede da Prefeitura de João Monlevade e em farmácias da cidade.

A Reciclagem de Blister proporciona um aproveitamento de 100% do material reciclado, separando o PVC do alumínio de forma correta e ambientalmente adequada.

A secretaria fica na rua Gomes Batista, N° 122, Bairro Nossa Senhora da Conceição, pouco acima da Matriz de Carneirinhos. Para outras informações o telefone é o (31) 3852-3151.

tp

Related post