Fórum das Águas debate propostas

Propostas para recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos são apresentadas.

O 1º Fórum das Águas – Microbacia do Córrego dos Coelhos terminou com a apresentação de diversas propostas para a recuperação do curso dágua. Os participantes do evento, após discussão dos problemas e exposição da situação atual da microbacia, apresentaram uma série de ações que começam a ser desenvolvidas nos próximos dias.

Os problemas mais graves registrados ao longo da localidade são o desmatamento das APPs (Áreas de Preservação Permanentes) assoreamento dos cursos dágua, esgotamento sanitário, a ausência de mata ciliar, a disposição inadequada de resíduos sólidos, além de bota-fora e ocupação irregular das margens dos cursos dágua.

Para sanar as questões, a primeira ação proposta é a realização de um diagnóstico da Bacia, com mapeamento das características de relevo, uso e ocupação do solo, caracterização morfométrica e hidrológica, entre outros. Também foi sugerida a identificação de proprietários rurais, dos sitiantes e dos moradores que residem no entorno dos cursos dágua, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE para atender a região, a criação de um decreto municipal para o cumprimento da NBR 9642, que são normas para cuidados com a rede pública de esgoto e NBR 8160 – Sistema Predial, bem como a realização de trabalho de educação ambiental com a população sobre o descarte correto de resíduos.

O reflorestamento de todas as APPs também foi um dos destaques das propostas apresentadas, sendo essa ação colocada como primordial para salvar os cursos dágua.

O ambientalista e um dos coordenadores do Fórum das Águas, Geraldo Magela Gonçalves Dindão, reforçou que o evento cumpriu o seu objetivo ao propor a construção de uma consciência ambiental na bacia, além de integrar as instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável da região.

São Gonçalo do Rio Abaixo presente

A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, que tem parte de seu território dentro da Microbacia do Córrego dos Coelhos, precisamente parte da comunidade de Santa Rita de Pacas e a Serra das Barracas, esteve representada no Fórum pelo vice-prefeito Leandro Amora de Castro (Léo Amora), pelo presidente da Câmara Municipal vereador Diego José Ribeiro e pelos vereadores Cássio Túlio Rodrigues, Gladston Marcelo de Castro e Marcos Antônio Bicalho (Kito).

Os políticos são-gonçalenses participaram ativamente dos debates visando contribuir com a busca de soluções que beneficiam diretamente as comunidades que representam.

Fórum das Águas

O 1º Fórum das Águas foi idealizado e produzido pela Prefeitura de João Monlevade, Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) e Câmara Municipal de João Monlevade.

tp

Related post